Diferencial de rendimento por gênero no mercado de trabalho em contexto de ciclo econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1322

Palavras-chave:

Crescimento econômico, Crise econômica, Gênero, Glass ceiling, Sticky floor.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é verificar se em contextos socioeconômicos distintos há mudança no diferencial de rendimento entre homens e mulheres, nos diversos estratos de renda. Para tanto, utilizou-se o método de decomposição quantílica com correção de viés, valendo-se dos dados das PNADs de 2002, 2013 e 2014. O resultado evidenciou que o período de crescimento trouxe considerável avanço no sentido de igualdade salarial de gênero e, ainda, com a crise, houve continuidade dessa trajetória. A principal contribuição para literatura reside na constatação de que no Brasil o glass ceiling está presente nos contextos econômicos desfavoráveis analisados, ao passo que não é possível constatar a presença do fenômeno de sticky floor em nenhum dos anos estudados. Sugere-se políticas públicas como a escola em período integral e a ampliação de creches e pré-escolas, que tendem a ser a base para as mulheres alcançarem igualdade no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Raniella Orquiza da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestra em Economia (2019) e Bacharela em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é servidora técnica-administrativa na Universidade Federal de Itajubá - Unifei. Participa de trabalhos de pesquisa relacionados a desigualdade de gênero, trabalho infantil, elaboração e análise de projetos, métodos econométricos, dentre outras áreas.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor (2008) e Mestre (2005) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Economista (2004) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Economia da UFV. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFV, no qual atua também como professor orientador. Coordena o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa). Foi membro do Conselho Editorial da Editora UFV de março de 2018 a dezembro de 2020, tendo sido presidente do Conselho de janeiro a dezembro de 2020. Áreas de atuação: Mercado de Trabalho, Microeconometria, Teoria Microeconômica, Políticas Públicas (ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos, PAA), Economia do Esporte e Economia dos Recursos Naturais.

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. 

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, R. O. da, Cirino, J. F., & Cassuce, F. C. da C. (2021). Diferencial de rendimento por gênero no mercado de trabalho em contexto de ciclo econômico. Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 185–207. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1322

Edição

Seção

Artigos