Eficiência no mercado futuro de commodity: evidências empíricas.

Autores

  • Gilberto Joaquim Fraga Universidade de São Paulo - USP
  • Waldemiro Alcântara da Silva Neto Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.138

Palavras-chave:

Eficiência de Mercado. Preço Futuro. Cointegração. Soja.

Resumo

Verifica a existência de uma relação de longo prazo e testa a hipótese de eficiência de mercado entre os preços spot da soja das relevantes praças no Brasil e o preço futuro Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F). A estratégia adotada para alcançar
os objetivos foi o teste de cointegração e mecanismo de correção do erro para testar a eficiência de mercado sem implicar a ausência do prêmio de risco. Os resultados sugerem que não é possível aceitar a hipótese de que o mercado é eficiente no curto prazo para formação do preço nas principais regiões; no entanto, existe uma relação de longo prazo entre os preços.

Biografia do Autor

Gilberto Joaquim Fraga, Universidade de São Paulo - USP

Atualmente é Visiting Scholar na University of Illinois-USA (UIUC). Possui Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP. Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Interesse em: Economia Internacional, crescimento/desenvolvimento econômico.

Waldemiro Alcântara da Silva Neto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Economista, graduado pela Universidade Estadual de Londrina - PR (2004), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2007), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP (2011) e professor de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG. Ainda é professor efetivo no Mestrado em Economia (Programa de Pós-Graduação em Economia - PPE) da FACE/UFG e no Mestrado em Agronegócio (Programa de Pós-Graduação em Agronegócio - PPAGRO) da EA/UFG. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Séries de Tempo, Economia do Agronegócio e Comercialização Agrícola. Na graduação leciona Economia do Agronegócio, Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente e Introdução a Economia.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Fraga, G. J., & da Silva Neto, W. A. (2016). Eficiência no mercado futuro de commodity: evidências empíricas. Revista Econômica Do Nordeste, 42(1), 125–137. https://doi.org/10.61673/ren.2011.138

Edição

Seção

Artigos