DETERMINANTES DO ACESSO A PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO DE CRÉDITO RURAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PNAD 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2024.1470

Palavras-chave:

Crédito rural, Pronaf, PNAD, Logit multinomial.

Resumo

O presente artigo avaliou as características observáveis tanto do produtor quanto do empreendimento agrícola que corroboraram para o acesso a algum programa de financiamento de crédito, seja via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou via outro programa, em relação ao não acesso. Utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014 e a estimação de um modelo logit multinomial. Constatou-se pelos resultados que ser alfabetizado, ter recebido assistência técnica, ser proprietário do empreendimento e ter comercializado a produção com cooperativa aumentaram as chances de acesso a algum programa de crédito em relação ao não acesso. Os resultados também identificaram algumas diferenças entre o acesso ao Pronaf e a outro programa como a ocupação na atividade agrícola e o nível de renda. Tem-se que o fato de ser homem e residir na zona rural aumentou as chances de o produtor acessar o Pronaf.

Biografia do Autor

Bruno de Souza Machado, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV). Mestre em Economia Aplicada pelo mesmo Programa. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (2019). Atualmente é responsável pela disciplina Macroeconomia Aplicada ao Agronegócio I da graduação em Agronegócio na UFV como monitor nível II. Membro da Liga Acadêmica de Agronegócio (Agroliga) e da Liga Acadêmica de Estudos sobre Criminalidade (LAEC), ambas da UFV. Tem interesse nas áreas de Métodos Quantitativos, Economia Regional, Análise de Políticas Públicas e Economia Agrícola e Agrária. Vencedor do Prêmio Prof. Werner Baer de Economia Regional 2022 do Banco do Nordeste do Brasil. 

Mateus de Carvalho Reis Neves, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Gestão de Cooperativas, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG. É professor das disciplinas de Constituição de Cooperativas, Tipologia Cooperativista e Governança/Organização do Quadro Social em Cooperativas no Bacharelado em Cooperativismo da UFV. É orientador na temática de Economia Agrícola no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV. Trabalhou como especialista em negócios e no relacionamento com cooperados em uma cooperativa de crédito do sistema Sicoob, em Minas Gerais. Atuou como membro da equipe de avaliação de Programas voltados ao cooperativismo, como Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias (PROCAP - AGRO) e Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sempre em parceria com o Sistema OCB/Sescoop. Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Foi coordenador das duas últimas edições do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Parte do corpo docente dos Cursos do "Projeto Cooperativismo", do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a UFV, lecionando sobre Constituição e Governança em Cooperativas. Tem experiência na área de Economia e Administração, com destaque para Economia Agrária, Economia das Organizações e Gestão de Organizações do Terceiro Setor, atuando principalmente nos seguintes temas: produtividade agrícola, políticas públicas aplicadas à agropecuária, associativismo e cooperativismo. 

Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Atua no ensino de graduação e pós-graduação, e em pesquisas na área de Economia, com ênfase em Finanças Internacionais e Mercados de Commodities. 

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Machado, B. de S., Neves, M. de C. R., & Mattos, L. B. de. (2024). DETERMINANTES DO ACESSO A PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO DE CRÉDITO RURAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PNAD 2014. Revista Econômica Do Nordeste, 55(2), 27–46. https://doi.org/10.61673/ren.2024.1470

Edição

Seção

Artigos