A RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL, CAPITAL ECONÔMICO E CAPITAL SOCIAL E A FREQUÊNCIA A EVENTOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE POR MEIO DE REGRESSÕES LOGISTICAS ORDINAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2024.1502

Palavras-chave:

Ouro Preto, Cultural capital, Capital social, Capital econômica, Regressão logística ordinal

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a participação em eventos culturais e o capital cultural, econômico e social de estudantes de ensino técnico e profissionalizante da cidade de Ouro Preto (MG), tendo como referência teórica a sociologia de Pierre Bourdieu. Para a execução desse objetivo, foram aplicados questionários nas escolas profissionais. Procuramos investigar indicadores dessas capitais atribuídos aos respondentes por meio de análise estatística descritiva e regressões logísticas ordinais. Foi encontrada uma relação positiva entre a participação em centros culturais e o capital cultural de uma pessoa, capital cultural herdado e capital econômico. Além desses fatores, o aspecto social sugere que a participação em eventos culturais não está necessariamente ligada a fatores individuais ou familiares. O estudo apresentado pretende contribuir para ampliar o debate sobre o acesso do público a eventos gratuitos na cidade.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Xavier Pinto, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa(2007), especialização em Especialização em Gestão com Ênfase em Negócios pelo Fundação Dom Cabral(2013) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Ouro Preto(2019). Atuando principalmente nos seguintes temas:Capital social, Difusão Cultural, regressão logística, Cultura.

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada do Departamento de Ciências Econômica e Gerenciais (DECEG/UFOP), atuando também como colaboradora do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP). É coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES). Tem como áreas de interesse: Economia Internacional, com ênfase em relações comerciais, Economia Regional, com ênfase em Desenvolvimento Local, Economia do Turismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária. 

Ivair Ramos Silva, Universidade Federal de Ouro Preto.

É Professor no Departamento de Estatística e no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto. Leciona disciplinas relacionadas a inferência estatística, processos estocásticos, teoria de probabilidades e análise de séries temporais. Atua em parceria com pesquisadores da Harvard Medical School no desenvolvimento de teoria em análise sequencial com aplicações ao monitoramento da segurança de drogas e vacinas pós-comercializadas. Principais áreas de pesquisa: fundamentos de inferência estatística, métodos Monte Carlo, otimização em análise sequencial, métodos computacionais em testes sequenciais, análise multivariada em alta dimensão, estatística espacial, inferência em séries temporais.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Pinto, M. A. X., Viana, F. D. F., & Silva, I. R. (2024). A RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL, CAPITAL ECONÔMICO E CAPITAL SOCIAL E A FREQUÊNCIA A EVENTOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE POR MEIO DE REGRESSÕES LOGISTICAS ORDINAIS. Revista Econômica Do Nordeste, 55(2), 144–163. https://doi.org/10.61673/ren.2024.1502

Edição

Seção

Artigos