Os Efeitos Trabalhador Adicional e Desalento: Uma Análise para as Regiões Metropolitanas do Nordeste

Autores

  • Paulo de Andrade Jacinto Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Sidney Martins Caetano Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.153

Palavras-chave:

Oferta de Trabalho Feminina. Efeito Trabalhador Adicional. Efeito Desalento.

Resumo

A hipótese do efeito trabalhador adicional estabelece que a oferta de trabalho agregada das famílias aumentaria em resposta ao declínio na renda familiar para manter o nível de consumo e bem-estar inalterado. Esta situação surge em períodos de recessão econômica quando da perda de renda e ou de emprego do chefe da família fazendo com que trabalhadores secundários na família, tais como esposas, entrem na força de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar se existe tal efeito para as esposas das regiões metropolitanas do Recife e Salvador. Os resultados mostram que não há evidências favoráveis à existência do efeito trabalhador adicional e por desalento quando analisados conjuntamente. Ao proceder com a análise separada, foram obtidas evidências apenas para o efeito trabalhador adicional.

Biografia do Autor

Paulo de Andrade Jacinto, Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, economia da saúde, pobreza, política fiscal e economia regional. Desde 2009 é professor adjunto da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Sidney Martins Caetano, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

É doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2007). Atualmente, Professor Adjunto IV da Faculdade de Economia e Finanças na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) e Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF - Mestrado e Doutorado. Foi professor da UFSJ, professor da UFV, Assessor Econômico da FEDERASUL-RS, Assessor Econômico da ACPA-RS e Coordenador de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e Fapemig. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente em Macroeconomia Aplicada.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Jacinto, P. de A., & Caetano, S. M. (2016). Os Efeitos Trabalhador Adicional e Desalento: Uma Análise para as Regiões Metropolitanas do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 351–364. https://doi.org/10.61673/ren.2011.153

Edição

Seção

Artigos