ESTUDO SOBRE A RECENTE MUDANÇA NA ESTRUTURA DE MERCADO NO SETOR DE TELEFONIA MÓVEL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES DE CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2025.1634Palavras-chave:
Concentração industrial, telefonia móvel, parcela de mercado, cenárioResumo
Recentemente a empresa de telecomunicações Oi decidiu vender seus ativos de telefonia móvel. Pela sua relevância mercadológica, este processo de venda pode ter modificado a estrutura de mercado que caracteriza este setor. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura de mercado do setor de telefonia móvel no período de 2012 até o mês de abril de 2022, mês no qual os dados da Oi foram incorporados pelas três empresas Tim, Vivo e Claro. Para tal foram calculados os seguintes indicadores: o Índices de instabilidade, o Índice de Hirschman-Herfindahl e a Razão de Concentração (CR). Foi abordado o cenário segundo o critério do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e outro cenário balanceado, no qual buscou-se equilibrar as parcelas em cada região segundo o número de acessos disponíveis. Os resultados mostraram que já havia uma alta concentração do mercado em praticamente todas as regiões antes de se efetivar a venda, e que esta concentração aumentou. Demonstrou-se, também, que se trata de um setor no qual há pouca instabilidade na parcela de mercado das empresas. Tal estabilidade pode se originar das barreiras à entrada existentes neste setor.
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