DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NOS MEIOS URBANO E RURAL DAS REGIÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2025.1661Palavras-chave:
Desigualdade de oportunidade, Ensino superior, EducaçãoResumo
O presente trabalho objetiva mensurar a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior, considerando os meios urbano e rural das regiões brasileiras, buscando identificar quais são os principais fatores determinantes da desigualdade de oportunidade no acesso ao serviço estudado. Para tanto, utilizou-se um método probabilístico a fim de se obter o Índice de dissimilaridade da desigualdade de oportunidade, e efetuou-se sua decomposição por meio do Valor-Shapley. Os resultados demonstraram que houve queda na desigualdade de oportunidade estudada durante o período analisado. Além disso, verificou-se que uma política pública que busque reduzir a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior brasileiro, seja ela aplicada nos meios urbano ou rural, obterá melhores resultados se for fundamentada sobre o aumento dos níveis de escolaridade e renda da família e a inclusão do jovem com idade adequada no ensino superior.
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