Desenvolvimento Regional e Aglomerações Produtivas na Bahia: Uma Visão a Partir do Emprego e dos Territórios de Identidade

Autores

  • Francisco Lima Cruz Teixeira Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Silvio Vanderlei Araújo Sousa Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.168

Palavras-chave:

Aglomerações Produtivas. Territórios de Identidade. Desenvolvimento Regional.

Resumo

O objetivo deste artigo é, com base nos dados sobre empregos formais em cada município do Estado da Bahia, constantes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2007, identificar: i) a distribuição regional do emprego; ii) a distribuição setorial do emprego; iii) as atividades aglomeradas por Território de Identidade; e iv) a qualificação das atividades aglomeradas. Inicialmente, apresenta uma revisão da literatura sobre a relação entre aglomerações produtivas e o desenvolvimento regional e local. Em seguida, relata os procedimentos metodológicos utilizados para identificar a distribuição regional e setorial do emprego, as atividades aglomeradas por território de identidade e a qualificação das atividades aglomeradas. Após apresentar e discutir os resultados, tece algumas conclusões, enfatizando as implicações para as políticas públicas e indicando a necessidade de expandir as bases de dados utilizadas.

Biografia do Autor

Francisco Lima Cruz Teixeira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1976), mestrado em History and Social Studies of Science - University of Sussex (1980) e doutorado em Política de Ciência e Tecnologia - University of Sussex (1985). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Diretor da Escola de Administração. Tem experiência na área de Gestão e Política de Ciência e Tecnologia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, inovação, competitividade, indústria, planejamento e desenvolvimento tecnologico.

Silvio Vanderlei Araújo Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000), Bacharelado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011). É sócio-gerente da MDS Tecnologia da Informação e membro do comitê gestor da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de software, Tecnologias assistivas, Sistemas de informações gerenciais, Tecnologias para saúde e Jogos Eletrônicos. Além disso, desenvolve estudos sobre políticas industriais para o setor de tecnologia da informação, melhores práticas de gestão e programas de capacitação.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Cruz Teixeira, F. L., & Sousa, S. V. A. (2016). Desenvolvimento Regional e Aglomerações Produtivas na Bahia: Uma Visão a Partir do Emprego e dos Territórios de Identidade. Revista Econômica Do Nordeste, 42(4), 807–826. https://doi.org/10.61673/ren.2011.168

Edição

Seção

Artigos