Diagnóstico do Setor de Abastecimento de Água em Áreas Rurais no Estado da Paraíba

Autores

  • Lívia de Souza Marinho Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Celso Augusto Guimarães Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.169

Palavras-chave:

Fornecimento de Água. Comunidade Rural. Questionário.

Resumo

Diagnostica a situação do abastecimento de água em comunidades rurais no Estado da Paraíba, uma vez que foi observada a escassez de informações referentes a este assunto, o que torna ainda mais difícil o desenvolvimento de estudos que possam vir a contemplar esta parcela da população tão carente e excluída. A composição do setor de abastecimento de pequenas comunidades dentro do marco políticoinstitucional brasileiro e, particularmente, no Estado da Paraíba, tem sido irrelevante e, por isso, sem condições de propiciar, em curto prazo, seu desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa com os 223 municípios do estado, com intuito de diagnosticar a situação atual do setor nas áreas rurais inseridas nos seus limites territoriais. Com base nas respostas de 60 prefeituras, pôde-se ter um panorama dos sistemas de abastecimento existentes. A administração atual dos sistemas, usualmente realizada pelas prefeituras e comunidades, sem modelo gerencial definido, conduziu ao desmonte quase total das estruturas existentes. Em geral, os sistemas não dispõem de manutenção, apoio operacional e recursos técnicos e financeiros para se manterem.

Biografia do Autor

Lívia de Souza Marinho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e especialização em fiscalização e gerenciamento de obras públicas (2011). Atualmente é engenheira civil da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Celso Augusto Guimarães Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Engenharia Civil (1990) e em Processamento de Dados (1991) pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), mestrado em Engenharia Civil (1994) e doutorado em Engenharia (1997), ambos pela Universidade de Ehime (Japão) e pós-doutorado (1997-1999) pela JSPS (Japão), e foi Professor Associado da Universidade de Ehime (Japão) no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, morando, dessa forma, 10 anos (1991-2001) no Japão.
Desde 2002, é Professor da Universidade Federal da Paraíba, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civill e Ambiental (PPGECAM) de agosto de 2004 a outubro de 2009, chefe do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECA) de outubro de 2009 a novembro de 2011, membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPB) de abril de 2010 a abril de 2012, vice-coordenador do Doutorado Interinstitucional DINTER (UFPB/UFBA), Diretor da Coordenação de Projetos e Obras da Prefeitura Universitária/UFPB de abril de 2013 a fevereiro de 2015, e membro do conselho editorial da Editora Universitária (UFPB). Atualmente, é membro do Conselho Universitário (CONSUNI/UFPB) e representante no Brasil da International Association of Hydrological Sciences (IAHS). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Sedimentologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrossedimentológica, erosão, wavelet e aproveitamento de água de chuva, e já esteve a trabalho em vários países.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Marinho, L. de S., & Santos, C. A. G. (2016). Diagnóstico do Setor de Abastecimento de Água em Áreas Rurais no Estado da Paraíba. Revista Econômica Do Nordeste, 42(4), 861–872. https://doi.org/10.61673/ren.2011.169

Edição

Seção

Artigos