Fruticultura e Economia dos Custos de Transação: Determinantes das Estruturas de Governança dos Pequenos Produtores do Polo Petrolina-Juazeiro

Autores

  • Tiago Farias Sobel Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Leonardo Ferraz Xavier Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Pollyana Jucá Santana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.173

Palavras-chave:

Economia dos Custos de Transação. Fruticultura. Pequenos Produtores. Polo Petrolina-Juazeiro. Modelo de Regressão Logística Ordinal.

Resumo

Tem como objetivo analisar as relações transacionais existentes entre os pequenos produtores de frutas do Polo Petrolina-Juazeiro e os agentes localizados logo à frente no canal de distribuição, identificando os principais fatores que determinam as relações vigentes, tendo como base a Teoria da Economia dos Custos de Transações (ECT). Para tal, lança mão de um modelo de regressão logística ordinal e de dados obtidos em pesquisa de campo. Como resultado, no geral, observa haver no polo uma relação positiva entre a maior parte das variáveis testadas e associada ao arcabouço teórico da ECT e a probabilidade de o pequeno produtor de fruta do polo variar a sua intensidade de coordenação vertical junto a seu elo a jusante. Deste modo, aqueles produtores que possuem um maior grau de especificidade e atributos, dentre os considerados pela ECT, acabam tendo também uma maior capacidade relativa de transacionar suas frutas por meio de estruturas de governança mais intensificadas.

Biografia do Autor

Tiago Farias Sobel, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia agrícola e Teoria Econômica em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Vale do São Francisco, políticas públicas de desenvolvimento, pequenos agricultores e fruticultura irrigada.

Leonardo Ferraz Xavier, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco, atua principalmente nas áreas de Economia Agrícola, Comércio Exterior, Desenvolvimento e Planejamento Econômico, bem como Projetos e Finanças Empresariais.

Pollyana Jucá Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é auditora fiscal de tributos da Prefeitura Municipal de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Política Fiscal do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: política fiscal e bem estar social. 

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Sobel, T. F., Xavier, L. F., Santana, P. J., & Costa, E. de F. (2016). Fruticultura e Economia dos Custos de Transação: Determinantes das Estruturas de Governança dos Pequenos Produtores do Polo Petrolina-Juazeiro. Revista Econômica Do Nordeste, 42(4), 735–760. https://doi.org/10.61673/ren.2011.173

Edição

Seção

Artigos