O Intercâmbio Comercial Nordeste-China: Desempenho e Perspectivas

Authors

  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Álvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.176

Keywords:

Comércio Internacional. Nordeste-China. Vantagens Comparativas.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar a mudança na estrutura do comércio Nordeste-China, as vantagens comparativas no comércio entre as duas economias e o aproveitamento das oportunidades que o comércio oferece para a região. Utilizando indicadores de competitividade, os resultados mostram que o comércio Nordeste-China parece ser essencialmente interindustrial e os grupos de produtos da região que detêm mais potencial exportador e se apresentam como estratégicos em uma política de inserção nesse mercado são: Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas e Produtos Químicos. Porém uma estratégia de inserção da região Nordeste no mercado chinês passa também por um aumento de exportações de bens manufaturados e que possam diversificar a pauta de exportações da região, atualmente muito concentrada em produtos primários, tais como Papel e Celulose, e Alimentos e Bebidas.

Downloads

Author Biographies

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Economia na Área de Concentração: Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio Internacional; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional-integração regional. 

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio.

Published

2016-06-15

How to Cite

Feistel, P. R., & Hidalgo, Álvaro B. (2016). O Intercâmbio Comercial Nordeste-China: Desempenho e Perspectivas. Revista Econômica Do Nordeste, 42(4), 761–778. https://doi.org/10.61673/ren.2011.176

Issue

Section

Artigos