O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA MADEIRA NO BRASIL

Autores

  • Prof. Carlos Bacha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1801

Palavras-chave:

Sistema agroindustrial, Brasil, Indústria madereira, Madeira

Resumo

Este trabalho dimensiona e analisa a evolução do Sistema Agroindustrial da Madeira (SAG Madeira) no Brasil. São analisadas as evoluções do faturamento, do emprego e das transações externas deste SAG, bem como o comportamento dos principais segmentos industriais quanto ao abastecimento de madeira. Conclui-se que apenas o setor de papel e celulose possui auto-suficiência em madeira plantada e vem mantendo o seu ritmo anual de reflorestamento, estando em posição vantajosa frente a outros segmentos industriais consumidores de madeira (principalmente os que usam madeiras nativas) diante de uma possível escassez desta matéria-prima.

Downloads

Biografia do Autor

Prof. Carlos Bacha, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign no período de 2000/01. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas agrícolas e florestais, desenvolvimento setorial e mercados de produtos florestais.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Bacha, C. J. C. (2023). O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA MADEIRA NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 975–993. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1801

Edição

Seção

Artigos