VIABILIDADE ECONÔMICA DE ENGORDA DE LAGOSTA EM VIVEIROS NO MAR NA COMUNIDADE DE PONTA GROSSA, MUNICÍPIO DE ICAPUÍ, CEARÁ, 1996

Autores

  • Prof. Roberto Cláudio de Almeida Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Masayoshi Ogawa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1828

Palavras-chave:

Lagosta, Engorda, Maricultura, Economia, Nordeste, Brasil

Resumo

Objetiva determinar o montante dos investimentos e a estrutura de custos e receitas anuais da engorda de lagosta em viveiros no mar, bem como as medidas de resultado econômico da atividade. Para tanto, estuda o caso do viveiro construído na praia de Ponta Grossa, município de Icapuí-CE, sob a orientação do Laboratório de Recursos Aquáticos (LARAq) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Conclui pela viabilidade econômica potencial da atividade, embora aponte a necessidade de aprofundamento do estudo no que tange ao custo de oportunidade do trabalho dos pescadores envolvidos na experiência.

Downloads

Biografia do Autor

Prof. Roberto Cláudio de Almeida Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1970), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1973) e mestrado em Economia da Agricultura e Alimentação pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne)(1981). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Membro de corpo editorial da Boletim Técnico-Científico do CEPNOR e Membro de corpo editorial da Boletim Técnico Científico do CEPENE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Agropecuária, Aqüicultura, Economia, Recursos Pesqueiros.

Masayoshi Ogawa, Universidade Federal do Ceará

Ph.D. Professor Titular e Coordenador do Laboratório de Recursos Aquáticos (LARAq), do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Carvalho, R. C. de A., & Ogawa, M. (2023). VIABILIDADE ECONÔMICA DE ENGORDA DE LAGOSTA EM VIVEIROS NO MAR NA COMUNIDADE DE PONTA GROSSA, MUNICÍPIO DE ICAPUÍ, CEARÁ, 1996. Revista Econômica Do Nordeste, 32(2), 176–183. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1828

Edição

Seção

Artigos