POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA EM JUIZ DE FORA¹

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1844

Palavras-chave:

Planejamento, Políticas Públicas, Alta Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Industrialização, Desenvolvimento Tecnológico, Minas Gerais, Juiz de Fora, Brasil

Resumo

Aborda aspectos do planejamento do Estado de Minas Gerais e seus impactos sobre o desenvolvimento de empresas de base tecnológica em Juiz de Fora. Análisa as relações entre indústria de alta tecnologia, desenvolvimento regional e experiências brasileiras. Os resultados discutem vantagens e limites estruturais para um amplo crescimento do número de spin-offs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Eduardo Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Economia Regional e Urbana (2007) e Mestre em Economia (1998) pelo CEDEPLAR/UFMG. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde leciona desde 2000. É responsável pela disciplinas Economia da Tecnologia e História do Pensamento Econômico na graduação. Na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), leciona Economia da Tecnologia. Pesquisa nas áreas de Economia da Tecnologia e Economia Regional e Urbana, particularmente nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Transbordamentos tecnológicos; 2) Inovação regional; 3) Redes de invenção; 4) Determinantes e efeitos da inovação.

Prof. Fernando Salgueiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004).Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana, Insumo-produto e Equilíbrio Geral Computável, onde também é pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF), Vice-Diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FE/UFJF). Atua como Pesquisador Associado do NEREUS/USP, Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Econômicos - USP (2020 - 2023). e Coeditor da Revista de Estudos Econômicos da USP (2022 - ). Membro do Conselho Diretor da Associação Internacional de Insumo-produto (2018-2020), como membro do Corpo Editorial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais (desde 2012), do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - Revista da ABER (desde 2010) e cumpre mandato como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Economia da Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq (2017-2020). Membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG na área de Ciências Sociais Aplicadas (2021- 2023). Como consultor tem experiência em projetos internacionais - Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), bem como em projetos nacionais - Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Centrais Elétricas de Minas Gerais (CEMIG), Centrais Elétricas de Pernambuco (CELPE), Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), dentre outros. Ocupou o cargo de presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ABER (2010- 2012) e Pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Gonçalves, E., & Perobelli, F. S. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA EM JUIZ DE FORA¹. Revista Econômica Do Nordeste, 30(1), 76–92. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1844

Edição

Seção

Artigos