Convergência ou divergência no desenvolvimento? Um estudo com clusters para o Sudeste e o Nordeste do Brasil, 1990-2010

Autores

  • Renato Silva de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André de Mattos Marques Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.186

Palavras-chave:

Multidimensional, Desenvolvimento, Convergência, Divergência, Análise de Agrupamentos

Resumo

A abertura econômica e a estabilização dos preços no Brasil concorreram para o aumento do bem-estar no País desde meados dos anos 1990. Nessa direção, a análise de indicadores sociais e econômicos das últimas três décadas evidencia que houve melhoria em uma série de indicadores isolados tanto no Sudeste – região mais desenvolvida - como no Nordeste - região menos desenvolvida. Quando considerados conjuntamente, porém, esses indicadores podem fornecer uma imagem mais compacta do País e sua evolução no tempo. A partir de uma base de dados de vinte variáveis, o objetivo principal do estudo foi verificar se há indícios de convergência ou divergência em cinco dimensões do desenvolvimento entre as duas regiões no período de 1990 a 2010. Os resultados sugerem que há indícios de convergência dentro do cluster do Nordeste, porém, a distância entre as duas regiões não se reduziu. Os resultados do teste de Wilcoxon indicam que não houve mudanças estatisticamente significativas na distância entre os estados. Dentro das duas regiões os padrões de desenvolvimento se tornaram mais homogêneos, porém, as duas regiões continuam com padrões distintos de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Renato Silva de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Economia Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Paraíba. Tem experiência nas áreas de demografia, desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, negociação coletiva e sindicalismo.

André de Mattos Marques, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Desenvolve sua atividade de pesquisa na área de Macroeconomia e Métodos Quantitativos, atuando principalmente em temas relacionados a Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

de Assis, R. S., & Marques, A. de M. (2016). Convergência ou divergência no desenvolvimento? Um estudo com clusters para o Sudeste e o Nordeste do Brasil, 1990-2010. Revista Econômica Do Nordeste, 46(1), 169–189. https://doi.org/10.61673/ren.2015.186

Edição

Seção

Artigos