ANÁLISE COMPARATIVA ECONÔMICA ENTRE DIFERENTES OPÇÕES PARA A ELETRIFICAÇÃO DOMICILIAR RURAL

Autores

  • Prof. Heitor Scalambrini Costa Centro de Estudos de Cadarache
  • Rodrigo Amon Lima da Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1874

Palavras-chave:

Eletrificação Rural Convencional, Sistema de Iluminação de Chama, Sistema Fotovoltaico Domiciliar

Resumo

Compara os custos associados à extensão da rede elétrica em função da distância e do número de residências a serem beneficiadas. Parte da constatação de que os sistemas convencionais energéticos nem sempre se apresentam como a melhor opção para satisfazer às necessidades do setor rural, em parte, dado o alto nível de dispersão das populações das zonas rurais e às baixas demandas de energia por essas populações. A dificuldade de acesso às comunidades afastadas, o tamanho das propriedades e a baixa renda familiar também contribuem para que seja técnica e economicamente inviável proporcionar eletricidade por rede elétrica convencional. O custo da geração de energia elétrica para o setor rural por métodos convencionais é elevado, pois o transporte e a distribuição acabam se tornando mais dispendiosos em relação à própria geração. Propõe a tecnologia solar fotovoltaica, entre outros recursos, como uma das melhores alternativas para o fornecimento de eletricidade às pequenas comunidades rurais isoladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Heitor Scalambrini Costa, Centro de Estudos de Cadarache

Graduado em Física pela Universidade de Campinas/SP, mestrado em Ciencias e Tecnologias Nucleares na Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Energética - Université dAix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em desenvolvimento rural, atuando principalmente nos seguintes temas:aplicações da conversão fotovoltaica, política energética, desenvolvimento sustentável, relação energia-meio ambiente. Atua mais recentemente na área de design de produtos e "lighting design" utilizando energia solar fotovoltaica.

Rodrigo Amon Lima da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Eletrotécnico, Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Costa, H. S., & Costa, R. A. L. da. (2023). ANÁLISE COMPARATIVA ECONÔMICA ENTRE DIFERENTES OPÇÕES PARA A ELETRIFICAÇÃO DOMICILIAR RURAL. Revista Econômica Do Nordeste, 31(3), 320–328. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1874

Edição

Seção

Artigos