Análise dos efeitos das taxas de câmbio, de juros e da renda mundial sobre as exportações brasileiras de mel

Autores

  • Ana Claudia Sampaio de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Roberio Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Inez Silvia Batista Castro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Nicolino Trompieri Neto Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.191

Palavras-chave:

Comércio Internacional, Quebras Estruturais, Modelo VEC.

Resumo

A taxa de câmbio, a taxa de juros e a renda mundial são importantes variáveis em uma economia, pois, além de intermediar as relações comerciais e financeiras de um país com o resto do mundo, podem servir como incentivo ao investimento produtivo, gerando impacto direto sobre as exportações. Desta forma, este trabalho propõe-se a testar a existência de uma relação de longo prazo, bem como o grau de influência dessas variáveis sobre o desempenho das exportações do mel de abelha brasileiro, entre os anos 2000 e 2011. A estratégia empírica adotada foi o uso de um modelo VAR mais completo, denominado modelo vetor de correção de erros (VECM). Os resultados demonstraram que todas as variáveis explicativas são relevantes para explicar as oscilações ocorridas ao longo do tempo na variável dependente exportação de mel. Quanto à análise de curto prazo, demonstrou que existe certa defasagem de tempo para que os desequilíbrios ocorridos no curto prazo sejam corrigidos no longo prazo. Quanto à relevância de fatores que poderiam causar quebras estruturais, constatou-se que apenas o choque na taxa de câmbio, decorrido das incertezas do processo eleitoral no Brasil em 2002, justificou a inclusão de uma dummy no modelo em análise.

Biografia do Autor

Ana Claudia Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestra em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2013). Durante o mestrado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizou trabalhos de pesquisa na área de Economia com interesses em Teoria Econômica, Economia Aplicada e Economia Agrícola, atuando principalmente em temas relacionados às políticas monetária e cambial. Atualmente, é professora de Economia no curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Roberio Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste. 

Inez Silvia Batista Castro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1992), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP-Fipe - 1999) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (Pimes - UFPE - 2007). Foi funcionária e consultora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste do Brasil S/A e foi professora da Universidade de Fortaleza; foi professora do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do Departamento de Teoria Econômica da FEAAC - Universidade Federal do Ceará.Participa do Grupo de Pesquisa Leaders - Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semi-Árido.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em câmbio, economia internacional com enfoque regional, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção internacional da economia do nordeste, conjuntura da economia nordestina, finanças públicas dos estados nordestinos e economia brasileira na década de 1990 e no século XXI.

Nicolino Trompieri Neto, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE e professor do curso de Economia da UNIFOR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas, Econometria Aplicada e Finanças Públicas.

Downloads

Publicado

2016-07-12

Como Citar

de Oliveira, A. C. S., Campos, R. T., Castro, I. S. B., & Trompieri Neto, N. (2016). Análise dos efeitos das taxas de câmbio, de juros e da renda mundial sobre as exportações brasileiras de mel. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 61–78. https://doi.org/10.61673/ren.2015.191

Edição

Seção

Artigos