Assimetria na transmissão de preços: Evidências empíricas

Autores

  • Waldemiro Alcântara da Silva Neto Universidade Federal de Goiás - UFG
  • José Luiz Parré Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.196

Palavras-chave:

Teste de Assimetria. Structural Vector Autoregression. Preço Boi Gordo. Preço Bezerro.

Resumo

O presente artigo aplica a metodologia do teste de Assimetria na Transmissão de Preços (ATP) para o mercado de bovinos, particularmente, entre os preços de bezerro e boi gordo. O modelo proposto consiste em uma adaptação do desenvolvido por Griffith e Piggott (1994) para o mercado australiano, porém utilizando Structural Vector Autoregression (Svar). Os resultados permitem afirmar que há assimetria na transmissão de preços no mercado analisado, ou seja, os preços do boi gordo respondem de forma diferente aos aumentos e às reduções nos preços do bezerro.

Biografia do Autor

Waldemiro Alcântara da Silva Neto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Economista, graduado pela Universidade Estadual de Londrina - PR (2004), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2007), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP (2011) e professor de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG. Ainda é professor efetivo no Mestrado em Economia (Programa de Pós-Graduação em Economia - PPE) da FACE/UFG e no Mestrado em Agronegócio (Programa de Pós-Graduação em Agronegócio - PPAGRO) da EA/UFG. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Séries de Tempo, Economia do Agronegócio e Comercialização Agrícola. Na graduação leciona Economia do Agronegócio, Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente e Introdução a Economia.

José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desenvolvimento agrícola, economia paranaense, insumo-produto e econometria espacial. Atuou como avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Coordenador do Programa de pós-graduação em Economia da UEM (2006/2008 e 2014/2016). Atua como Consultor do CNPq, da Facepe e da Fundação Araucária. Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER).

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

da Silva Neto, W. A., & Parré, J. L. (2016). Assimetria na transmissão de preços: Evidências empíricas. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 109–124. https://doi.org/10.61673/ren.2012.196

Edição

Seção

Artigos