Competitividade e parcela de mercado: Uma análise do constant market share para o mercado de camarão brasileiro

Autores

  • Jorge Luiz Mariano da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Juliana Schmaltz Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.197

Palavras-chave:

Constant Market Share. Exportações. Competitividade.

Resumo

Analisa a competitividade e a inserção das exportações de camarão brasileiro no mercado mundial, no período de 1996 a 2006. Como metodologia, utiliza o modelo constant market share, que consiste na decomposição das fontes de crescimento das exportações. Os resultados mostraram, para o primeiro período de análise, que cresceram as exportações brasileiras para quase todos os países, com exceção do Japão, que direcionou sua demanda para outros países produtores. Nota que o crescimento efetivo do primeiro período foi amortecido pelo efeito destino das exportações, ou seja, o Brasil exportou para países onde a demanda mundial se mostrava em declínio. O segundo período – após a acusação de dummping pelos Estados Unidos – indicou uma grande reversão das fontes de crescimento das exportações brasileiras de camarão. O crescimento do market share para outros mercados, principalmente a França e a Espanha, decorreu do efeito competitividade e do aumento das importações desses países.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Mariano da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Doutorado e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de avaliação de políticas públicas, pobreza, distribuição de renda e comércio exterior. 

Juliana Schmaltz Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Tecnologia em Comércio Exterior pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Bolsista de Iniciação Científica-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

da Silva, J. L. M., & Martins, J. S. (2016). Competitividade e parcela de mercado: Uma análise do constant market share para o mercado de camarão brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 125–138. https://doi.org/10.61673/ren.2012.197

Edição

Seção

Artigos