PARIDADE DE PODER DE COMPRA: UM TESTE DE CO-INTEGRAÇÃO PARA O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Claudio Roberto Fóffano Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-4947-9895
  • Silvinha Pinto Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1976

Palavras-chave:

Co-integração, Inflação, Poder de Compra, Taxa de Câmbio, Brasil

Resumo

Objetiva testar empiricamente a validade da hipótese da Paridade de Poder de Compra (PPC) para a economia brasileira. Examina a relação de longo prazo entre a taxa de câmbio nominal e o movimento relativo dos preços através da análise de co-integração, utilizando-se a metodologia de Engle e Granger. O período de tempo analisado compreende os meses de janeiro de 1980 a junho de 1994, dada a evidência de altos índices inflacionários neste período. Os resultados indicam a validade da hipótese da PPC para a economia brasileira, coerentemente com os estudos já realizados para outras economias também caracterizadas por altos processos inflacionários.

Downloads

Biografia do Autor

Claudio Roberto Fóffano Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor do departamento ECO e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Aplicada - PPGEA da FE/UFJF. Tem interesse central em temas de pesquisa em Economia Internacional. 

Silvinha Pinto Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Fez a graduação em Economia pela UFJF, mestrado em Economia Rural pela UFRGS, doutorado em Economia pela UFPE e pós doutorado em Educação e Economia na Faculdade de Educação da UFTM, sob a supervisão do Prof. Jonas Bach Jr. É Professora Titular da Faculdade de Economia da UFJF. Tem experiência em pesquisa na área de Organização Industrial, em temas em defesa da concorrência e teoria dos jogos. Atualmente coordena projeto de extensão de natureza multidisciplinar, com ênfase em estudos e práticas voltadas para o desenvolvimento humano na academia e comunidade civil. Atuou também levando Economia para o Ensino Médio em projeto de extensão de Economia e Arte. Na interface entre ensino, pesquisa e extensão, tem interesse também em estudos sobre a qualidade do ensino e aprendizado de Economia.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Agronomia (1987) pela Universidade Federal do Ceará ꟷ UFC, mestrado em Economia Rural (1990) pela UFC e Ph.D. em Economia Agrícola pela University of Tennessee ꟷ Knoxville (www.utk.edu), nos Estados Unidos (1994). É professor e pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco ꟷ UFPE (www.ufpe.br), desde 1995, e foi colaborador, como professor convidado, da City University of Applied Sciences (www.hs-bremen.de) em Bremen, na Alemanha, de 1998 a 2018. Entre 2016 e 2020, foi presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco e atualmente coordena um acordo de cooperação científica entre a UFPE e a CUFE ꟷ Central University of Finance and Economics, na China, onde desenvolve pesquisa sobre segurança alimentar e desperdícios de alimentos. Atua nas áreas de Economia Agrária e dos Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

1999-07-19

Como Citar

Vasconcelos, C. R. F., Vasconcelos, S. P., & Lima, R. C. (1999). PARIDADE DE PODER DE COMPRA: UM TESTE DE CO-INTEGRAÇÃO PARA O CASO BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 926–936. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1976