FORMAÇÃO DE AGENTES DE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIA

Autores

  • Ivan Rocha Neto Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2030

Palavras-chave:

Tecnologia, Inovação, Difusão, Agentes Tecnológicos, Brasil, Nordeste

Resumo

Apresenta os conceitos de sistemas de inovação e difusão de tecnologia, tanto no âmbito nacional quanto local. Nestes contextos são discutidos os papéis e habilidades dos agentes de inovação, destacando-se os requisitos para sua formação e desempenho. Apresenta breve avaliação dos cursos de formação realizados pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como de parceiros locais, destacando o esforço desenvolvido pelos estados do Nordeste. Finalmente, sugere formas de aproveitamento desses agentes para intensificar as relações entre as instituições do sistema e aumentar a inserção do fator tecnologia nos processos de desenvolvimento sustentável da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Rocha Neto, Universidade Católica de Brasília

PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Kent at Canterbury (Inglaterra), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

1998-12-29

Como Citar

Rocha Neto, I. (1998). FORMAÇÃO DE AGENTES DE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIA. Revista Econômica Do Nordeste, 29(4), 429–448. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2030

Edição

Seção

Artigos