MIGRAÇÕES RURAIS EM ÁREAS DE IRRIGAÇÃO PÚBLICA NO NORDESTE

Autores

  • Lima Ricardo Chaves Doutor em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee (EUA), e Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1996.2137

Palavras-chave:

Migração Rural, Mão-de-Obra, Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba, Brasil-Região Nordeste-Ceará

Resumo

Os projetos de irrigação implantados no Nordeste tinham como principal objetivo montar uma infraestrutura produtiva nos vales úmidos da região capaz de elevar a renda dos agricultores assentados e, assim, reduzir o êxodo rural. O presente trabalho pretende verificar a ocorrência de movimentos migratórios no perímetro irrigado Curu-Paraipaba, no estado do Ceará, e examinar os fatores que influenciam a propensão dos migrantes potenciais a abandonar o meio rural. O modelo de migração estimado foi o proibido máximo verossimilhança. Os resultados obtidos mostram que os agricultores mais pobres migram em busca de melhores retornos econômicos em áreas urbanas, e que os agricultores de renda mais elevada não são influenciados pelos fatores que tradicionalmente influenciam a decisão de migrar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1996-10-30

Como Citar

Ricardo Chaves , L. (1996). MIGRAÇÕES RURAIS EM ÁREAS DE IRRIGAÇÃO PÚBLICA NO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 27(4), 569–582. https://doi.org/10.61673/ren.1996.2137

Edição

Seção

Artigos