UM MODELO DE CRESCIMENTO APLICADO AO ESTUDO DAS EMPRESAS AGRÍCOLAS

Autores

  • Moro Sueli Doutora em Economia Rural pela Faculdade de Gembloux (Bélgica), e Professora Adjunta do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1996.2141

Palavras-chave:

Empresas Agrícolas, Crescimento de Empresas, Custos, Lei de Gibrat

Resumo

 O objetivo principal do estudo é analisar o crescimento de empresas agrícolas, baseando-se em características internas específicas a cada empresa. O modelo teórico proposto tenta contornar as limitações impostas pela teoria neoclássica da firma, no que tange ao estudo do crescimento de firmas, e incorpora as características do capital humano, a teoria da fixidez dos ativos e os custos de ajustamento num único modelo de crescimento. O modelo teórico foi utilizado como um guia na escolha das variáveis a serem introduzidas em um modelo empírico geral de crescimento de empresas agrícolas. Na utilização do modelo empírico para o estudo do crescimento de empresas leiteiras, as variáveis com influência positiva e significativa sobre as taxas de crescimento foram a experiência dos produtores, o acesso à extensão rural e a área disponível em pastagens. As variáveis que afetaram de forma negativa e significativa as taxas de crescimento foram a idade dos produtores, o tamanho inicial do rebanho, a quantidade inicial de capital fixo e a produtividade do rebanho. A influência negativa do tamanho inicial do rebanho, atestou a não validade da Lei de Gibrat no presente estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1996-10-30

Como Citar

Sueli, M. (1996). UM MODELO DE CRESCIMENTO APLICADO AO ESTUDO DAS EMPRESAS AGRÍCOLAS. Revista Econômica Do Nordeste, 27(4), 763–784. https://doi.org/10.61673/ren.1996.2141

Edição

Seção

Artigos