Diferenças de rendimento entre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador: uma discussão a partir da decomposição de Oaxaca-Blinder

Autores

  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.216

Palavras-chave:

Diferencial de Rendimento. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Região Metropolitana de Salvador. Decomposição de Oaxaca-Blinder.

Resumo

O presente trabalho quantifica e explica a diferença do rendimento/hora do trabalho entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador. A escolha dessas últimas deve-se ao interesse em verificar de que forma a diferença do dinamismo econômico entre as duas regiões estaria impactando o retorno auferido no mercado de trabalho. Nesse sentido, utiliza o procedimento de Oaxaca (1973) e Blinder (1973) para decompor os diferenciais de rendimento entre as regiões de interesse. Os resultados encontrados mostram que, conforme o esperado, os rendimentos/hora na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) são, em média, superiores aos encontrados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), resultado da maior concentração e aglomeração econômica da primeira região, quando comparada à segunda.

Biografia do Autor

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor (2008) e Mestre (2005) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Economista (2004) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Economia da UFV. Atua como professor orientador no Programa de Mestrado em Economia da UFV, sendo membro da comissão coordenadora de tal Programa. Coordena o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa). Áreas de atuação: Mercado de Trabalho, Microeconometria, Economia dos Recursos Naturais, Teoria Microeconômica e Políticas Públicas. 

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Cirino, J. F., & de Lima, J. E. (2016). Diferenças de rendimento entre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador: uma discussão a partir da decomposição de Oaxaca-Blinder. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 371–390. https://doi.org/10.61673/ren.2012.216

Edição

Seção

Artigos