O PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS FACE À DINAMICA DA AGRICULTURA NORDESTINA: QUE PROJETO FORMATIVO?
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.1995.2178Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação Profissional, Mercado de Trabalho, Agricultura, Brasil-Região NordesteResumo
Este trabalho discute a formação profissional que os cursos de ciências agrárias têm abraçado nas últimas décadas. Lança mão dos principais problemas enfrentados pelos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Alimentos e Ciências Domésticas, no que tange à demanda, evasão e absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho, com vistas a conhecer a realidade dos cursos. Isto, na tentativa de identificar as concepções dos atuais projetos formativos destes cursos e descobrir, na perspectiva de docentes e discentes, os principais problemas, a fim de oferecer sugestões para uma nova abordagem de formação para os profissionais, considerando a dinâmica da agricultura regional.