O PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS FACE À DINAMICA DA AGRICULTURA NORDESTINA: QUE PROJETO FORMATIVO?

Autores

  • Furtado de Souza José Ribamar PhD em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Londres (Inglaterra) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Furtado Eliane Dayse Pontes PhD em Educação Popular pela Universidade de Manchester (Inglaterra) e Professora Adjunta da UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1995.2178

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Profissional, Mercado de Trabalho, Agricultura, Brasil-Região Nordeste

Resumo

Este trabalho discute a formação profissional que os cursos de ciências agrárias têm abraçado nas últimas décadas. Lança mão dos principais problemas enfrentados pelos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Alimentos e Ciências Domésticas, no que tange à demanda, evasão e absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho, com vistas a conhecer a realidade dos cursos. Isto, na tentativa de identificar as concepções dos atuais projetos formativos destes cursos e descobrir, na perspectiva de docentes e discentes, os principais problemas, a fim de oferecer sugestões para uma nova abordagem de formação para os profissionais, considerando a dinâmica da agricultura regional.

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Publicado

1995-10-29

Como Citar

José Ribamar, F. de S., & Eliane Dayse Pontes , F. (1995). O PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS FACE À DINAMICA DA AGRICULTURA NORDESTINA: QUE PROJETO FORMATIVO?. Revista Econômica Do Nordeste, 26(4), 429–446. https://doi.org/10.61673/ren.1995.2178

Edição

Seção

Artigos