Estudo do mercado de manga na União Européia

Autores

  • José Lincoln Pinheiro Araújo Universidade de Pernambuco - UPE
  • José Luis Lopez Garcia Universidade Politécnica de Madrid - UPM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.219

Palavras-chave:

Comercialização. Manga. Marketing. Exportações. União Europeia.

Resumo

Faz a caracterização do mercado de manga na União Europeia, o maior mercado importador da manga brasileira. Utiliza o método da entrevista de profundidade, que contemplou importadores, atacadistas, supervisores do setor de produtos hortifrutícolas de supermercados e gerentes de lojas de frutas da Espanha, além de agentes comerciais de outros países comunitários. Os resultados revelaram que a tendência atual do mercado de manga na União Europeia é de ampliação do consumo. Com relação à conduta de mercado das principais variedades de mangas ali comercializadas, constatou-se que a Tommy Atkins vive em termos de seu ciclo de vida comercial duas fases: de maturidade e de declínio. A Kent vive a fase de maturidade com tendência ascendente. As variedades Haden e Keitt estão na fase de maturidade estável, enquanto as variedades Palmer, Maya e Shelly se encontram na fase de crescimento. Com referência à segmentação de mercado de manga fresca, o estudo aponta quatro segmentos bem definidos: o composto pelos consumidores que priorizam a relação qualidade/preços competitivos, o segmento dos consumidores de produtos-prêmios, o segmento dos consumidores de produtos orgânicos e o segmento dos consumidores de produtos minimamente processados ou de quarta gama.

Biografia do Autor

José Lincoln Pinheiro Araújo, Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1979), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Ingeniero Agronomo Programa Economia Agroalimentar - Universidad de Córdoba (1999). Pos doutorado na Universidade Politecnica de Madrid. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, comercialização, mercado interno, custos de produção e caatinga.

José Luis Lopez Garcia, Universidade Politécnica de Madrid - UPM

Doutor em Economia Agrícola; Professor da Universidade Politécnica de
Madrid; Técnica Superior de Ingenieros Agrónomos; Departamento Economía y Ciencias Sociales Agrarias.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Araújo, J. L. P., & Garcia, J. L. L. (2016). Estudo do mercado de manga na União Européia. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 289–308. https://doi.org/10.61673/ren.2012.219

Edição

Seção

Artigos