Padrões de acumulação de conhecimento e inovação tecnológica no complexo têxtil-vestuário brasileiro

Autores

  • Eduardo Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Mauro Borges Lemos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Pedro Vasconcelos Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bernardo de Abreu Guelber Fajardo Fundação Getúlio Vargas - FGV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.223

Palavras-chave:

Acumulação de Conhecimento. Inovação. Complexo têxtil-vestuário. Política Tecnológica. Brasil.

Resumo

Este artigo explora os padrões de acumulação de conhecimento tecnológico do complexo têxtil-vestuário brasileiro, a fim de sugerir medidas de política tecnológica para aumentar a competitividade das firmas. O estudo baseia-se, principalmente, em microdados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) e da Pesquisa Industrial Anual de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através das quais as firmas industriais brasileiras foram classificadas em líderes, seguidoras, frágeis e emergentes. Os resultados revelam a presença de forte heterogeneidade inter e intrassetorial e sugerem que as medidas de política tecnológica devem obedecer aos diferentes padrões de acumulação de conhecimento tecnológico de cada categoria de empresa.

Biografia do Autor

Eduardo Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Economia Regional e Urbana (2007) e Mestre em Economia (1998) pelo CEDEPLAR/UFMG. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). É professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2000, sendo responsável pelas disciplinas História do Pensamento Econômico I e II e Economia da Tecnologia. No mestrado em Economia Aplicada, leciona Economia da Tecnologia. Pesquisa nas áreas de Economia da Tecnologia e Economia Regional e Urbana.

Mauro Borges Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Economia - University of London (1992). Atualmente é Diretor-Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais-Cemig, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A e Presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (Representante da UFMG)Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil, desenvolvimento regional, mercosul, minas gerais e sistema agroalimentar. 

Pedro Vasconcelos Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

É Professor Adjunto A da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisador associado do GeoDa Center for Geospatial Analysis and Computation (Arizona State University). É Ph.D. em Land Economy pela University of Cambridge. É co-editor dos journals Spatial Economic Analysis (2014-atual) e Regional Studies, Regional Science (2013-atual), presidente da Divisão América Latina da Regional Studies Association (2015-atual) e secretário adjunto da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR, 2015-atual). Tem experiência na área de Economia Regional e Urbana, atuando principalmente na aplicação de métodos de econometria espacial e análise multivariada em estudos sobre disparidades regionais e urbanas.

Bernardo de Abreu Guelber Fajardo, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Doutorando em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE). Mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pela FGV/EBAPE. Graduado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é Coordenador Executivo das Graduações Tecnológicas e professor do bacharelado em Administração da FGV/EBAPE. Atua em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de Gestão de Processos, Finanças Públicas, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas e Metodologia da Pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Gonçalves, E., Lemos, M. B., Amaral, P. V., & Guelber Fajardo, B. de A. (2016). Padrões de acumulação de conhecimento e inovação tecnológica no complexo têxtil-vestuário brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 267–288. https://doi.org/10.61673/ren.2012.223

Edição

Seção

Artigos