Fontes de obtenção de vantagem competitiva em empresas industriais: uma análise nas indústrias têxtil e de calçados do Ceará

Autores

  • Fernando Luiz Emerenciano Viana Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • José Augusto Lacerda Fernandes Faculdades Integradas Ipiranga

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.244

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva. Indústria Têxtil. Indústria de Calçados.

Resumo

Analisar as fontes de obtenção de vantagem competitiva de empresas das indústrias têxtil e de calçados. Trata-se de um estudo de casos múltiplos interpretativo, incluindo duas empresas da indústria de calçados e duas empresas da indústria têxtil do Ceará, sendo baseado em uma abordagem qualitativa. Para a análise dos dados foram utilizados os fundamentos da adaptive theory, que têm como base o método das comparações constantes, procedimento analítico originado da estratégia de pesquisa grounded theory. Em linhas gerais, destaca como fontes de vantagem competitiva os relacionamentos com fornecedores, a escala de produção e a inovação de produto. Conclui que empresas diferentes, atuando em setores diferentes e oferecendo ao mercado produtos diferentes, possuem fontes diversas de vantagem competitiva que apresentam similaridades e divergências, as quais estão associadas a correntes que possuem complementaridades importantes para explicar a vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Emerenciano Viana, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) e do Grupo de Estudos Organizacionais do SemiÁrido (GEOSÁ), da Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência em gestão de operações, logística empresarial, planejamento estratégico e docência em cursos de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da cadeia de suprimento, gestão de operações, logística empresarial, estratégia empresarial, operações sustentáveis e operações humanitárias.

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente está realizando Estágio-Pós-Doutoral na University of Texas at Austin, com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Vice-Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC). Ex-Diretor-Presidente da Associação Técnico-Científica Paulo de Frontin; Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Pesquisador e consultor ad hoc (FINEP, FUNCAP e CNPq); Coordenador de vários eventos nacionais e internacionais (SIBRAGEC, CONENX, ENTAC, IGLC). Avaliador de artigos para vários periódicos (RAE, Ambiente Construído, Alcance, Contextus, Gestão e Produção) e anais de congresso (SIBRAGEC, ENTAC, ENEGEP, ENANPAD, SIMPOI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ CONCLUIU SEU ESTAGIO PÓS DOUTORAL EM ADMINISTRAÇÃO INTERNACIONAL NO CENTRO D''ETUDES EM ADMINISTRATION INTERNACIONALE DA ÈCOLE DES HAUTES ÈTUDES COMMERCILES (HEC), Affiliee à I?Universite de Montréal, (Canadá), EM 2001. CONCLUIO O CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRACAO DE EMPRESAS PELA ESCOLA DE ADMINISTRACAO DE EMPRESAS DE SAO PAULO EM 1994. COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFRN. PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. PUBLICOU 46 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 7 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 6 EVENTOS NO EXTERIOR E 14 NO BRASIL. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO E CO-ORIENTOU 4, ALEM DE TER ORIENTADO 5 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE ADMINISTRACAO. RECEBEU 1 PREMIO E/OU HOMENAGEM. ATUA NA AREA DE ADMINISTRACAO, COM ENFASE EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 53 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: RECURSOS HUMANOS, TRABALHO, ADMINISTRACAO PUBLICA, CRISE DO EMREGO, CULTURA ORGANIZACIONAL, FORMACAO PROFESSIONAL, GESTAO DE MUDANCA, INOVACOES TECNOLOGIACAS e ADMINSTACAO PUBLICA BOLIVIANA.

José Augusto Lacerda Fernandes, Faculdades Integradas Ipiranga

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN); MBA em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração. Atualmente, é professor efetivo, Adjunto A, da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua em cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve um projeto de extensão com foco na disseminação de características do comportamento empreendedor (CCE's) entre estudantes do ensino médio e um programa de pesquisas voltadas para o campo da cerveja artesanal no Brasil, com destaque para estudos sobre: Estratégias Organizacionais; Cooperação; Inovação e Agregação de Valor.

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Publicado

2016-11-17

Como Citar

Viana, F. L. E., Barros Neto, J. de P., Añez, M. E. M., & Fernandes, J. A. L. (2016). Fontes de obtenção de vantagem competitiva em empresas industriais: uma análise nas indústrias têxtil e de calçados do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 533–560. https://doi.org/10.61673/ren.2012.244

Edição

Seção

Artigos