Estrutura econômica do estado de Sergipe em 2006: uma contribuição através da matriz de insumo-produto

Autores

  • Luiz Carlos de Santana Ribeiro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Anderson Pereira Viana Leite Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.254

Palavras-chave:

Matriz de Insumo-Produto. Estrutura Produtiva. Sergipe. Desenvolvimento.

Resumo

Objetiva de construir a matriz insumo-produto do Estado de Sergipe, de forma que possam ser oferecidas informações e indicações analíticas que sirvam de subsídios para as políticas de planejamento do estado. Para tanto, utiliza o ferramental da análise de insumo-produto através da variante metodológica do RAS modificado agregado para construção de matrizes regionais, com intuito de identificar o perfil tecnológico da economia do estado, através de indicadores estruturais de autossuficiência, de encadeamento e multiplicadores de impacto. Os resultados mostram que a economia sergipana apresenta sérios problemas na estrutura de oferta de insumos em setores crucias para o desenvolvimento do estado e, além de concentrada setorialmente e baixa inserção internacional, possui poucos setores-chave que sejam indutores do crescimento local. Além disso, a desconexão entre os setores que mais geram produto, emprego e renda dificulta a adoção de políticas.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR/UFMG (2015), com estágio (Doutorado-sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). É professor Assistente-A da Universidade Federal de Sergipe, vinculado ao Departamento de Economia (DEE/UFS) e ao Núcleo de Pós Graduação em Economia (NUPEC/UFS). É coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER. Tem experiência em Economia, com ênfase em Economia Regional e Modelos Matemáticos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Insumo-Produto, Análises Setoriais, Desenvolvimento Regional, Economia do Meio-ambiente e Economia do Turismo.

Anderson Pereira Viana Leite, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com graduação em Economia pelo Universidade Nove de Julho de São Paulo (2005) . Atualmente, é Economista da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA) e membro pesquisador do Grupo de Estudos de Relações Intersetoriais (GERI)- UFBA/CNPq. Tem experiência na área de economia e finanças, atuando nos seguintes temas: regulação econômica, planejamento econômico, modelos econométricos, modelos insumo-produto, análises financeiras e de projetos.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Ribeiro, L. C. de S., & Viana Leite, A. P. (2016). Estrutura econômica do estado de Sergipe em 2006: uma contribuição através da matriz de insumo-produto. Revista Econômica Do Nordeste, 43(4), 95–118. https://doi.org/10.61673/ren.2012.254

Edição

Seção

Artigos