Diversificação e sofisticação das exportações: uma aplicação do product space aos dados do Brasil

Autores

  • Elton Eduardo Freitas Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Emilia Andrade Paiva Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.261

Palavras-chave:

Product Space, Desigualdades Regionais, Análise Espacial, Complexidade Econômica, Exportações.

Resumo

A busca pela identificação de fatores que possam explicar a grande heterogeneidade no desenvolvimento econômico de países ou regiões sempre desafiou cientistas sociais. Esta questão é particularmente importante no Brasil, país caracterizado por enormes e persistentes desigualdades. Uma das faces mais marcantes das desigualdades brasileiras é a desigualdade regional, com as regiões Sul e Sudeste concentrando a maior parte da atividade econômica e da renda e apresentando os melhores níveis de educação, saúde, infraestrutura e qualidade de vida. Como abordagem alternativa no debate sobre as diferenças em padrões de crescimento entre países, o Product Space parte de dados de exportação para estabelecer associações que permitem identificar os novos produtos que podem alavancar o desenvolvimento econômico de cada localidade, considerando o que ela já exporta. A metodologia Product Space foi aplicada a dados de comércio exterior dos municípios brasileiros a fim de analisar a evolução das exportações brasileiras e sua sofisticação no período entre 2002-2014. Ademais, testamos se há evidências de autocorrelação espacial no nível de sofisticação dos municípios. A partir da analise exploratória de dados espaciais das exportações, diversidade e da sofisticação em todos os municípios brasileiros, este trabalho contribui para o debate acerca da desigualdade regional no Brasil.

Biografia do Autor

Elton Eduardo Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2008) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é doutorando em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Complexidade e Métodos Quantitativos.

Emilia Andrade Paiva, Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial na PUC Minas. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Urbanismo - University of Pennsylvania (2003).

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Freitas, E. E., & Paiva, E. A. (2016). Diversificação e sofisticação das exportações: uma aplicação do product space aos dados do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 79–98. https://doi.org/10.61673/ren.2015.261

Edição

Seção

Artigos