Demanda por microcrédito no Nordeste: atuação dos pequenos empresários
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2010.307Palavras-chave:
Demanda por Microcrédito. Setor Informal. Nordeste.Resumo
Analise o mercado de microcrédito sob o foco da demanda. Busca identificar a forma de atuação dos pequenos empresários e sua rotatividade no mercado. Sobre a decisão de ingressar neste mercado, há o contraponto entre as características pessoais do tomador em avaliar suas necessidades empresariais e as condições das agências fornecedoras de microcrédito. Foram elaborados modelos que atendessem a tríplice condição de um microempresário vir a ser, ser ou deixar de ser um usuário de microcrédito. Para tanto, foram desenvolvidos, inicialmente, dois modelos de escolha discreta multinomiais que contemplassem e mensurassem os fatores determinantes na decisão do tomador em ser usuário de microcrédito, dadas as suas características pessoais em face das condições do micronegócio. O terceiro modelo, de escolha discreta binária, objetivou estimar a chance de o tomador deixar de ser usuário de microcrédito levando-se em conta a oferta e o desempenho do próprio micronegócio. Os resultados obtidos a partir de dados primários e secundários permitiram concluir de uma forma geral que os pequenos empresários procuram manter-se no mercado buscando expandir seus negócios, tendo o microcrédito como um dos instrumentos iniciais para este fim.Downloads
Publicado
2017-03-24
Como Citar
e Arraes, R. de A., & da Silva, L. de F. B. (2017). Demanda por microcrédito no Nordeste: atuação dos pequenos empresários. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 375–396. https://doi.org/10.61673/ren.2010.307
Edição
Seção
Artigos