Oportunidades para uma inserção externa da economia baiana

Autores

  • Hamilton de Moura Ferreira Junior Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Lúcio Flávio da Silva Freitas Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fábio Batista Mota Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.312

Palavras-chave:

Inserção Externa. Economia Baiana. Complexo Industrial Ford Nordeste. Setores Intensivos em Recursos Naturais.

Resumo

Discute, em caráter exploratório, a inserção econômica do Estado da Bahia. Para tanto, apresenta primeiramente um panorama breve dos padrões de comércio exterior e de especialização das economias mundial e baiana. Discute alternativas para a inserção da economia da Bahia a partir de duas oportunidades disponíveis, a saber: o adensamento da cadeia produtiva através do Complexo Industrial Ford Nordeste e a valorização dos setores intensivos em recursos naturais. Afirma a relevância do papel do Estado como agente fundamental para o desenvolvimento das condições sistêmicas requeridas para que a economia baiana possa superar os desafios e caminhar rumo a uma inserção virtuosa.

Biografia do Autor

Hamilton de Moura Ferreira Junior, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1982); Bacharel em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1978). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjo produtivo local, economia da sáude e economia regional.

Lúcio Flávio da Silva Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2007) e doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente é professor de economia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atuação com ênfase em Economia Brasileira e Economia dos Recursos Naturais.

Fábio Batista Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Economia (2007) e Bacharel em Ciências Econômicas (2004) pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2013). Desde 2011 é Analista de Gestão em Saúde / Gestão da Inovação na Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente trabalha na Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência em colaboração com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Inteligência Competitiva, tem interesse em Gestão da Inovação, Technology Foresight, Cientometria e Análise de Redes.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Ferreira Junior, H. de M., Freitas, L. F. da S., & Mota, F. B. (2017). Oportunidades para uma inserção externa da economia baiana. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 397–418. https://doi.org/10.61673/ren.2010.312

Edição

Seção

Artigos