Uma avaliação qualitativo-exploratória dos impactos de uma refinaria de petróleo usando o método multicritério social: o caso da Abreu e Lima/PE

Autores

  • Andrea Sales Soares de Azevedo Melo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Mariana Hipólito Ramos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Francisco de Sousa Ramos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.313

Palavras-chave:

Refinaria de Petróleo. Estudos de Impactos Ambientais. Análise Qualitativa. Método Multicritério Social.

Resumo

Analisa os impactos socioeconômicos e ambientais da construção de uma refinaria de petróleo em Suape−PE, em contraposição às expectativas sociais da região, através de adaptação do modelo multicriterial social proposto por Munda (2004). Na identificação dos impactos e medidas mitigadoras, compensatórias ou maximizadoras, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, esta baseada em memoriais descritivos de refinarias e nas Agendas 21 dos municípios da área de influência da refinaria. Primeiro, os impactos foram discutidos em grupos. Em seguida foram elaborados quatro cenários, a partir do que os cenários foram ranqueados para cada grupo de impactos e uma análise qualitativa foi realizada. Como principal conclusão, revela-se que a atuação do governo no sentido de promover a internalização das externalidades negativas e de executar medidas potencializadoras dos impactos positivos é determinante dos resultados finais do empreendimento na região, sem o que a instalação da refinaria pode ser questionada sob o ponto de vista de seus benefícios reais.

Biografia do Autor

Andrea Sales Soares de Azevedo Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação, mestrado e doutorado na área de Economia, sendo este último pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), em "sanduiche" com a Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, onde passou todo o ano de 1995. É professora de instituição pública de ensino superior desde 1990, atuando a partir de 2002 na UFPE, sendo, hoje, professora associada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, e atua principalmente nos seguintes temas: valoração econômica, sustentabildade, estudo de impacto ambiental e desenvolvimento sustentável. Nestas áreas realizou pesquisa, trabalhos técnicos, orientou monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Já ocupou cargos de coordenação de curso, coordenação de CPA; Diretoria de Avaliação e Planejamento-DAP/PROPLAN; e chefia do Departamento de Economia.

Mariana Hipólito Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concluiu sua graduação em Ciências Econômicas na mesma universidade. Foi membro bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia da UFPE durante 4 anos. Tem experiência na área de Economia Internacional, sobretudo no tema de comércio exterior. Atualmente pesquisa assuntos relacionados à integração regional. Esteve em Estágio de Pesquisa na Université Laval no Canadá. É membro do Núcleo de Estudos sobre Política Internacional (NEPI) do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE.

Francisco de Sousa Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Francisco de Sousa Ramos concluiu o doutorado em Economia - Université Catholique de Louvain, Bélgica, em 1992. Secretário-executivo da ANPEC-Associação de Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (biênio 2003-2004), membro do Comitê de Assessoramento de Administração e Economia CNPq?CA-AE (triênio 2005-2007), Coordenador-adjunto da área de Economia junto a CAPES (triênio 2004-2006), Coordenador da área de Economia na CAPES para o triênio 2007-2010, sendo reconduzido para o triênio 2010-2012, e eleito para o CTC-Conselho Técnico Científico da CAPES para o triênio 2010-2012 (tendo se afastado em maio/2012). Diretor de Pesquisa da UFPE (2008-2011) e Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE (2011-2015). Publicou vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, além de livros e capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como trabalhos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Azevedo Melo, A. S. S., Ramos, M. H., & Ramos, F. de S. (2017). Uma avaliação qualitativo-exploratória dos impactos de uma refinaria de petróleo usando o método multicritério social: o caso da Abreu e Lima/PE. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 355–374. https://doi.org/10.61673/ren.2010.313

Edição

Seção

Artigos