Mismatch nos mercados de trabalho regionais brasileiros: o que explica as diferenças regionais?

Autores

  • Moisés Freitas Athayde Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Felipe Mota Campos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Raul Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.325

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho. Sobre-educação. Subeducação. Diferenças Regionais.

Resumo

A partir dos resultados recentemente apresentados por Santos (2002) e Diaz e Machado (2008) acerca dos níveis de mismatch (indivíduos com níveis educacionais diversos daqueles requeridos para suas ocupações) nos mercado de trabalhos regionais brasileiros e utilizando microdados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2007), o trabalho investiga os determinantes destes desajustamentos e, a partir da decomposição proposta por Fairlie (2003) para parametrizações não-lineares, os fatores que explicam a posição mais desfavorável da região Nordeste, principalmente no que diz respeito à condição de subescolarizados (undereducated). As evidências obtidas indicam que tanto fatores de oferta de trabalho (níveis de escolaridade, principalmente) como de demanda (ramos de atividade, por exemplo) afetam os níveis de mismatch dos mercados regionais de trabalho. Ambos os conjuntos de fatores também explicariam os maiores níveis de desajustamento presentes na região Nordeste quando comparada à região Sudeste do país.

Downloads

Biografia do Autor

Moisés Freitas Athayde Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto I da UFRPE. Doutor em Serviço Social - PSS-UFPE (2015). Mestre em Economia - PIMES-UFPE (2008). Especialista em comércio exterior - UFPE (2001). Bacharel em administração e comércio exterior - Ensino Superior de Olinda - AESO (2000).

Felipe Mota Campos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Mestrado Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Atualmente, é aluno do curso de Doutorado em Economia no PIMES/UFPE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia do Trabalho.

Raul Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Cavalcanti, M. F. A., Campos, F. M., & Silveira Neto, R. M. (2017). Mismatch nos mercados de trabalho regionais brasileiros: o que explica as diferenças regionais?. Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 493–518. https://doi.org/10.61673/ren.2010.325

Edição

Seção

Artigos