A cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas

Autores

  • Antonio Carlos de Araújo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lúcia Maria Ramos da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Leonardo Ventura de Araújo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.327

Palavras-chave:

Tecnologia. Comercialização. Custo Social. Bahia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar o nível tecnológico, alguns aspectos da comercialização e o custo social das perdas resultantes do desperdício na cadeia produtiva do mamão. Os dados foram coletados em nível de produtor, atacadista, varejista e consumidor. Dentre os resultados citam-se: o índice tecnológico para a cultura do mamão observado foi de 0,756, considerado um ótimo padrão tecnológico, segundo a classificação adotada. Os principais fatores condicionantes da adoção tecnológica são: o crédito agrícola, o nível de escolaridade do produtor e o número de anos na atividade. Os varejistas correspondem ao segmento do canal de comercialização do mamão que fica com maior fatia da margem de vendas, embora os atacadistas comercializem maiores volumes. O custo social das perdas de produção que ocorrem da colheita até o consumidor corresponde a 50 milhões de reais, constituindo-se em um importante custo para a sociedade.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz(1976), especialização em Economia Regional pela Universidade Estadual de Santa Cruz(1994) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1997). Atualmente é Pesquisador do Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira e Revisor de periódico da Agrotrópica (Itabuna). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Preço do cacau, Crise, Bahia.

Lúcia Maria Ramos da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Engenheira Agrônoma. Mestre em Economia Rural pela UFC. Livre Docente pela UFC. Professora Associada II do Departamento de Economia Agrícola da UFC.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

Leonardo Ventura de Araújo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Possui graduação em Ciências Economicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência nas áreas de Economia Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente com Cadeias Produtivas; Estudos de Viabilidade Financeira; Desenvolvimento Territorial e Indicadores de Desenvolvimento Socioambiental.

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Araújo, A. C., da Silva, L. M. R., Khan, A. S., & de Araújo, L. V. (2017). A cultura do mamão em municípios selecionados do extremo sul da Bahia: análise do índice tecnológico da comercialização e do custo social das perdas. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 699–714. https://doi.org/10.61673/ren.2010.327

Edição

Seção

Artigos