Avaliação do programa transferência da gestão de perímetros de irrigação na percepção dos irrigantes do projeto Morada Nova

Autores

  • José Alfredo de Albuquerque Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS
  • Francisca Silvania de Sousa Monte Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luiz Antônio Maciel de Paula Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.330

Palavras-chave:

Transferência. Gestão. Perímetro Irrigado.

Resumo

Analisa a transferência da gestão do Perímetro Irrigado Morada Nova, Ceará, no período compreendido entre 2004 e 2007, quando ocorreu a implantação do Plano Plurianual do Governo Federal para o mesmo quadriênio. Nesse Plano inseriu-se o Programa 1038 – Transferência da Gestão dos Perímetros Públicos de Irrigação – estabelecendo diretrizes para transferir em definitivo, a gestão do governo para os usuários do sistema de irrigação. A metodologia utilizada neste trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica e uma documental, incluindo pesquisa de campo com os irrigantes do Perímetro Irrigado Morada Nova – por este representar um espelho de todos os perímetros implantados na década de 1970 – e consulta a documentos oficiais, complementados com relatos técnicos. O estudo permite compreender que a transferência da gestão avançou na recuperação das infraestruturas, mas deixou a desejar quanto à realização de um trabalho de apropriação das técnicas metodológicas desse processo, junto à comunidade usuária do sistema de irrigação. Também identifica a exclusão significativa de irrigantes, caracterizada por não-participação e não-envolvimento na transferência da gestão.

Biografia do Autor

José Alfredo de Albuquerque, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2015), Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2008), Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2003), graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1977).

Francisca Silvania de Sousa Monte, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (1986), especialização em Metodologia da Pesquisa Social pela Universidade Federal do Ceará (1990) mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professora Associada do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e do Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) É Coordenadora do Curso de Gestão de Políticas Públicas e do Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP), Programa de Extensão de caráter permanente da UFC. É pesquisadora associada ao Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Tem experiência em Desenvolvimento Regional, Planejamento Urbano e Regional e Avaliação de Políticas Públicas.

Luiz Antônio Maciel de Paula, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1991), doutorado em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee - EUA (1996) e pós-doutorado na Universidade do Texas - EUA (2001). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará e Diretor do Centro de Ciências Agrárias. Foi Chefe do Gabinete do Reitor, Pró-Reitor de Extensão e Diretor do Campus da UFC em Sobral. Tem experiência na área de Economia Rural, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, reforma agrária, assentamentos rurais, desenvolvimento sustentável, extensão rural e avaliação de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Albuquerque, J. A., Monte, F. S. de S., & de Paula, L. A. M. (2017). Avaliação do programa transferência da gestão de perímetros de irrigação na percepção dos irrigantes do projeto Morada Nova. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 781–798. https://doi.org/10.61673/ren.2010.330

Edição

Seção

Artigos