A percepção de empresários do setor de agronegócio sobre as práticas de responsabilidade socioambiental

Autores

  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Anderson Queiroz Lemos Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP
  • Jacqueline dos Anjos da Rocha Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • José Wendel Cavalcante Ferreira Universidade Federal do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.359

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental. Irresponsabilidade Socioambiental. Estratégia Organizacional. Stakeholders.

Resumo

Parte da constatação de que as iniciativas sociais e ambientais são bons indicadores da percepção dos empresários sobre a necessidade de se adaptarem ao ambiente. Tem por objetivo principal analisar a percepção de gestores de pequenas e médias empresas do setor do agronegócio quanto à importância dada às práticas e à utilização de estratégias de Responsabilidade Socioambiental (RSA). Para cumprir esse objetivo, os dados foram coletados por via de questionário estruturado e foram tratados por meio de instrumental estatístico descritivo e inferencial. Os resultados obtidos indicam que a amostra não destoa da média nacional quando indagadas sobre suas percepções a respeito da RSA nas práticas gerenciais. A relevância dessa conclusão é medida pela evidência de que há uma conscientização quanto à importância de se adotarem práticas de RSA no contexto empresarial do agronegócio brasileiro.

Biografia do Autor

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco, é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade (UECE-GEPES) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - Mestrado e Doutorado). É Presidente do Conselho-Diretor e Diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). Publica e colabora como avaliador em vários periódicos científicos. Publicou os livros: Planejamento de Sucessão e Desenvolvimento Gerencial; Espiritualização nas Organizações; Evasão Fiscal como Estratégia. Atua em projetos de melhoria e implementação em Gestão Pública e Privada. Temas de interesse como pesquisador: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É Membro Fundador da Academia Cearense de Administração (ACAD).

Anderson Queiroz Lemos, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP

Doutor em Administração de Empresas na linha de Estratégia (foco em empreendedorismo) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP (FGV). Foi bolsista CNPq e estudou na Beedie School of Business (Simon Fraser University) em Vancouver - Canadá, onde desenvolveu parte da sua pesquisa sobre o tema da tomada de decisão de empreendedores em redes empresariais. Atualmente inicia pesquisa para verificar como a importância dos ganhos competitivos proporcionados pelas redes de cooperação, varia conforme a centralidade da empresa e o tipo de processo decisório adotado. Tem experiência na área de Administração Estratégica. Possui experiência profissional com projetos de fomento ao desenvolvimento empresarial, onde atuou como extensionista industrial em projeto financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).

Jacqueline dos Anjos da Rocha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Administração na Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Membro dro grupo Gestão de Pessoas do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da UECE. Durante o mestrado foi bolsista da FUNCAP, desenvolvendo pesquisas sobre Gestão de Pessoas, Responsabilidade Socioambiental e Comprometimento Organizacional. Participou de projeto de pesquisa como bolsista da FUNCAP também na graduação, atuando em projeto sobre Gestão de Pessoas.

José Wendel Cavalcante Ferreira, Universidade Federal do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Pinto, F. R., Lemos, A. Q., da Rocha, J. dos A., & Ferreira, J. W. C. (2017). A percepção de empresários do setor de agronegócio sobre as práticas de responsabilidade socioambiental. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 437–452. https://doi.org/10.61673/ren.2009.359

Edição

Seção

Artigos