Assimetria na escolaridade induz desigualdades na distribuição de renda no Brasil

Autores

  • José de Jesus Sousa Lemos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.361

Palavras-chave:

Desigualdades. Renda. Níveis de Educação. Brasil.

Resumo

O estudo objetiva aferir as desigualdades na apropriação da renda no Brasil, regiões e estados, bem como a assimetria em escolaridade. A hipótese central é que existe uma relação de causa e efeito entre escolaridade e renda no País. Para isso, lança mão dos dados brutos publicados pelo IBGE de PIB per capita em municípios, estados, regiões e Brasil para 2005, bem como das Pesquisas Nacionais de Amostras por Domicílios (PNAD) cobrindo o período de 2001 a 2006. Estimam as escolaridades médias em todos os estados, regiões e Brasil, bem como as respectivas taxas de aceleração. Com base nessas informações projeta o diferencial de tempo necessário para que cada estado, região e o Brasil consigam incrementar um ano de escolaridade média. Os resultados confirmam a grande assimetria que prevalece na escolaridade entre as regiões brasileiras e os estados. Mostra que nos estados mais ricos a escolaridade tem taxa de aceleração mais lenta, mas, devido aos níveis mais elevados, fazem com que o acréscimo de um ano de escolaridade média requeira menos anos letivos. O incremento do PIB per capita também apresenta uma maior resposta ao incremento de escolaridade nas regiões e estados mais ricos do que nos mais pobres. Conclui que, a permanecerem os atuais padrões de assimetria, sobretudo na apropriação da escolaridade, as desigualdades na distribuição da renda tenderão a se agravar no Brasil.

Biografia do Autor

José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Maranhense de Paricatiua, povoado do município de Bequimão, Maranhão. Engenheiro Agronomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém Pará. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Pos-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Foi Pesquisador da EMBRAPA em Belém do Pará. Foi Professor Visitante (Visiting Scholar) na Universidade da California, Riverside, California, USA em 1994/1995. Ajudou na criação e na implantação do Curso de Mestrado em Agroeocologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2006 onde orientor seis Dissertações já defendidas e aprovadas. Articulista aos sabados do Jornal O Imparcial de São Luis, Maranhão, desde abril de 2004 tendo publicado mais de 600 textos inéditos. Foi Secretario de Assuntos Estratégicos e de Agricultura do Estado do Maranhão entre 2005 e 2006. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, mediante concurso público realizado em junho de 2015 tendo apresentado, além de toda a documentação pertinente, e defendido a Tese sob Título: "Pobreza e Vulnerabilidades Induzidas no Nordeste e no Semiárido Brasileiro". Coordenador do Laboratorio do Semiárido (LabSar) que criou em maio de 2014. Ganhador da Medalha do "Mérito Timbira" em dezembro de 2006. A maior condecoração conceida pelo Governo do Estado do Maranhão. Recebeu a condecoração de "Economista Emérito" pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) em dezembro de 1996 e Engenheiro do Ano de 2006 pelo CREA-MA.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

Sousa Lemos, J. de J. (2017). Assimetria na escolaridade induz desigualdades na distribuição de renda no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 619–638. https://doi.org/10.61673/ren.2009.361

Edição

Seção

Artigos