Padrão locacional da indústria cearense: algumas evidências

Autores

  • Witalo de Lima Paiva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alexsandre Lira Cavalcante Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.369

Palavras-chave:

Indústria. Localização Industrial. Economia Cearense.

Resumo

Avalia o padrão locacional da indústria do Estado do Ceará, sua especialização e concentração no território estadual. Busca entender como o setor se distribui no espaço cearense e qual a participação das regiões na atividade industrial do Estado. Utiliza indicadores comumente empregados em estudos de localização industrial, a saber: Quociente e Coeficiente Locacional e Coeficiente de Especialização. Conclui que não se configuram maiores especializações ou diferenciação em termos de estrutura produtiva; a dispersão espacial da indústria mostra um movimento limitado, favorecido pelas características da indústria local em termos de exigências locacionais relativamente menores e dificultada pela inexistência de atratividades na grande parte das regiões, especialmente em termos de transbordamentos, como economias de aglomeração e de localização, dentre outras.

Biografia do Autor

Witalo de Lima Paiva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é doutorando em economia pelo CAEN/UFC. É analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, Economia Regional e Urbana e Métodos Quantitativos em Economia.

Alexsandre Lira Cavalcante, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE

Possui graduação em Ciências Econômicas (1999) e Ciências Contábeis (2008), ambos pela Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado (FEAACS) da Universidade Federal do Ceará. Mestrado Acadêmico em Economia (2002) e Doutorado em Economia (2015), ambos pelo Centro de Pós-graduação em Economia (CAEN/UFC). Pertence ao quadro de funcionários dos Analistas de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tomando posse via admissão em concurso público desde 2006. Foi professor substituto do Departamento de Teoria Econômica (DTE) da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 2002 e 2004, Faculdade Evolutivo (FACE) no Período de 2004 a 2011 e Faculdade Lourenço Filho (FLF) no período de 2011 a 2013. Na atividade do ensino tem experiência nas áreas de Economia (Micro e Macro), Comércio Exterior, Mercado e Trabalho, Métodos Quantitativos, Estatística, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Análise das Demonstrações Financeiras, Gestão Financeira e Planejamento Financeiro e Orçamentário.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Paiva, W. de L., & Cavalcante, A. L. (2017). Padrão locacional da indústria cearense: algumas evidências. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 605–618. https://doi.org/10.61673/ren.2009.369

Edição

Seção

Artigos