Convergência e formação de clubes no Brasil sob a hipótese de heterogeneidade no desenvolvimento tecnológico

Autores

  • Christiano Penna Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fabrício Linhares Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.379

Palavras-chave:

Tecnologia Heterogênea. Convergência do PIB Per Capita. Clubes de Convergência. Dinâmica de Transição Relativa. Teste Log t .

Resumo

Examina a existência de tendências de crescimento comuns e formação de clubes de convergência entre os estados do Brasil, admitindo a possibilidade de heterogeneidade em seus processos de desenvolvimento tecnológico. Com base na metodologia de séries temporais proposta por Phillips e Sul (2007), verifica que há a formação de dois clubes de convergência: um primeiro formado pela grande maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e um segundo, formado principalmente pelos estados do Norte e do Nordeste. Depura algumas inconsistências encontradas em estudos anteriores, mas reforça, de um modo geral, grande parte das evidências encontradas até então.

Biografia do Autor

Christiano Penna, Universidade Federal do Ceará - UFC

Christiano Penna é formado em Economia pela Universidade Federal do Fluminense (2004), mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007, 2011). Em 2014 visita a Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE / FGV) como estágio pós-doutorado. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Sênior no CAEN / UFC, no Curso de Mestrado em Economia Rural (MAER / UFC) e no Laboratório de Estudos Regionais (LER / UFC, Sobral). Tem experiência em Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos temas Crescimento Econômico e Desenvolvimento.

Fabrício Linhares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Economia - University of New Hampshire (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico, finanças públicas e comércio e finanças internacionais.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Penna, C., & Linhares, F. (2017). Convergência e formação de clubes no Brasil sob a hipótese de heterogeneidade no desenvolvimento tecnológico. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 781–796. https://doi.org/10.61673/ren.2009.379

Edição

Seção

Artigos