Infraestrutura de transportes e comércio interestadual agrícola e agroindustrial no Brasil

Autores

  • Fernanda Maria de Almeida Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Orlando Monteiro da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.384

Palavras-chave:

Infraestrutura de Transportes. Comércio Interestadual. Modelo de Gravidade.

Resumo

Tem como objetivo principal avaliar os impactos da infraestrutura de transportes dos estados no comércio interestadual desses produtos. Utiliza teorias do comércio internacional, adaptadas ao comércio nacional, como base para o referencial teórico. Como referencial analítico, cria índices de infraestrutura de transportes e os aplica em um modelo de gravidade. Os resultados mostraram que os estados de maior concentração de infraestrutura de transportes no Brasil são SP, RJ, DF e ES. As variáveis utilizadas no modelo adotado apresentaram, de modo geral, estimativas estatisticamente significantes e coerentes com o sugerido pela teoria econômica. Observou-se que há grande influência da disponibilidade de infraestrutura de transportes no comércio geral dos produtos agrícolas e agroindustriais dos estados e também em suas atividades. Dessa forma, o estudo demonstra o efeito de diferentes fatores no comércio interno dos produtos do setor agrícola e agroindustrial no país e, ainda, reforça a importância do papel da infraestrutura de transportes dos estados nesse tipo de comércio.

Biografia do Autor

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Economia Aplicada também pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Adjunto III do Departamento de Administração e Contabilidade da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico e Comércio Internacional.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

Orlando Monteiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Agronomia (1976) e mestrado em Economia Rural (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. É PhD em Economia pela North Carolina State University (1990), onde também fez um pós-doutorado (1997). Tem especialização em Integração Econômica pelo El Colégio de México, 1995. Atualmente é ProfessorTitular da Universidade Federal de Viçosa, na área de Economia Internacional do Depto de Economia, atuando como orientador nos cursos de pós-graduação em Economia Aplicada, Administração e Economia da UFV. Foi Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Chefe do Depto de Economia, Diretor Substituto do Centro de Ciências Humanas e Membro do Conselhos de Pesquisa e Universitário da UFV. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG e Presidente da Fundação Arthur Bernardes. Suas publicações tem sido nas áreas de Economia, com ênfase nas Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, interdependência de mercado e competitividade.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Almeida, F. M., Maciel Gomes, M. F., & da Silva, O. M. (2017). Infraestrutura de transportes e comércio interestadual agrícola e agroindustrial no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 655–668. https://doi.org/10.61673/ren.2009.384

Edição

Seção

Artigos