Uma avaliação da importância econômica e da sustentabilidade financeira das operações de microcrédito: a experiência do Banese

Autores

  • Hércules Silva Daltro Banco do Estado de Sergipe - Banese
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.397

Palavras-chave:

Microcrédito. Sustentabilidade financeira. Desenvolvimento local.

Resumo

Busca contribuir para a avaliação de programas de microcrédito a partir da importância econômica e da sustentabilidade financeira destes, abordando o trade-off “focalização versus sustentabilidade”. A avaliação foi realizada utilizando dados do Programa de Microcrédito do Banco do Estado de Sergipe (Banese), além de dados secundários relevantes. O estudo consistiu na análise de dados estatísticos, realizada de forma comparativa, em dois grupos de municípios sergipanos, subdivididos a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, com base na variável renda – IDHM Renda. Os resultados mostram que o programa em questão manteve o foco do microcrédito nas regiões mais carentes do estado, estando voltado para atender prioritariamente o público de baixa renda, atestando a sua importância econômica, mas sem perder de vista a manutenção da sustentabilidade financeira das operações dessa instituição.

Biografia do Autor

Hércules Silva Daltro, Banco do Estado de Sergipe - Banese

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1983). É especialista em Administração Bancária pela ASBACE e em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é Superintendente de Controles e Gestão de Riscos do Banco do Estado de Sergipe S/A.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Daltro, H. S., & de Santana, J. R. (2016). Uma avaliação da importância econômica e da sustentabilidade financeira das operações de microcrédito: a experiência do Banese. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 931–956. https://doi.org/10.61673/ren.2013.397

Edição

Seção

Artigos