Estudo Empírico da operacionalidade do canal de crédito bancário no Nordeste e no Brasil

Autores

  • Jocildo Fernandes Bezerra Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Igor Ézio Maciel Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.398

Palavras-chave:

Demanda e Oferta de Empréstimos. Canal de Crédito. VAR.

Resumo

Investiga, empiricamente, a operacionalidade do canal de crédito bancário no Brasil e no Nordeste. Através de decomposições de Choleski e de Sims-Bernanke, identifica a oferta e a demanda de empréstimos bancários para o Brasil e conclui-se que, no caso do Nordeste, é possível identificar-se apenas a demanda. Os resultados obtidos para a economia brasileira revelam que a oferta de empréstimos exerce importantes efeitos sobre as flutuações do produto e do volume real de crédito e que a principal fonte de choques na oferta de crédito é a política monetária, expondo indícios da existência do canal de crédito bancário.

Biografia do Autor

Jocildo Fernandes Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), possui mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE do Departamento de Economia.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, economia monetária, economia regional.

Igor Ézio Maciel Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atua, principalmente, na área de Macroeconomia Aplicada, estudando os efeitos e canais de transmissão das políticas monetária e fiscal por meio de modelos VAR e DSGE.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Ph.D em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos (1994). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e professor convidado do Mestrado em Gestão Global da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Hochschule Bremen), na Alemanha. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para o biênio 2016/2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Bezerra, J. F., Silva, I. Ézio M., & Lima, R. C. (2016). Estudo Empírico da operacionalidade do canal de crédito bancário no Nordeste e no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 957–974. https://doi.org/10.61673/ren.2013.398

Edição

Seção

Artigos