Percepção dos agricultores familiares de Garanhuns - PE quanto a possíveis dificuldades de acesso ao PRONAF B

Autores

  • Alexandre Augusto Alves Guedes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Daniela Moreira de Carvalho Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.406

Palavras-chave:

Agroamigo, BNB, Agricultura, Crédito.

Resumo

O PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é um programa relevante para a agricultura familiar por ofertar crédito em melhores condições do que o crédito rural convencional. No entanto, apesar dos seus mais de 20 anos de existência, ainda são relatadas para seu acesso. O objetivo desse artigo foi verificar a percepção dos agricultores familiares do município de Garanhuns - PE quanto a algumas possíveis dificuldades para acessar os recursos do PRONAF B. Para consecução desse objetivo, foram entrevistados atores locais que lidam com o PRONAF e foram aplicados 82 questionários a agricultores familiares do município que acessam ou já acessaram o crédito. Os resultados apontaram várias dificuldades e gargalhos, como excessiva burocracia, pouca informação, falta de recursos financeiros e o reduzido número de agentes do Programa Agroamigo. Porém, nenhuma dessas dificuldades ou gargalos foram considerados pelos agricultores como de alta complexidade, mas sim como situações normais de um programa governamental. Assim, as conclusões mostram que os agricultores familiares dão grande importância ao Programa e encaram os desafios para concessão de crédito como naturais.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Alves Guedes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Pós-graduado em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Faculdade ESUDA. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Daniela Moreira de Carvalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Doutora em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou parte de sua pesquisa de doutorado na EUROMED em Marseille - França pelo edital PDSE (doutorado sandwiche) da Capes. Graduada em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2004) com mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006) UFRPE. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Administração Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: administração rural, gestão de fazenda leiteira, custos em produção de leite, estratégia, agronegócio e desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Guedes, A. A. A., & de Carvalho, D. M. (2017). Percepção dos agricultores familiares de Garanhuns - PE quanto a possíveis dificuldades de acesso ao PRONAF B. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 14–30. https://doi.org/10.61673/ren.2016.406