Modelo liberal periférico, acumulação rentista e especialização exportadora: considerações para o caso brasileiro

Autores

  • Carlos Américo Leite Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Romênia Virgínia Pimentel Borba Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.415

Palavras-chave:

Financeirização, Dependência, Economia brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir alguns aspectos do processo de inserção da economia brasileira no capitalismo financeirizado, tomando como ponto de partida a noção de Modelo Liberal Periférico (MLP) desenvolvido por Filgueiras e Gonçalves (2006). A importância desta análise justificou-se pelo crescente interesse em estudos relacionados às medidas de privatizações, de desregulamentação financeira e de reduções fiscais que se tornaram orientações estratégias da política econômica. Constatou-se nesse processo há uma forte interdependência entre a esfera financeira e a esfera produtiva. Além disso, verificou-se que a posição brasileira no capitalismo financeirizado, consolidada nos anos 2000, impediu a adoção de políticas econômicas que permitissem a retomada do investimento, da produção e do emprego. Do ponto de vista produtivo, isto resultou no aprofundamento do duplo processo de reprimarização/desindustrialização no Brasil, revelando uma lógica na qual as decisões de investimentos estão subordinadas à lógica de acumulação rentista.

Biografia do Autor

Carlos Américo Leite Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII (2000). Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Université de Montréal (2012). Professor e Pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Política Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro associado do Centre d?Études sur l?Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal.

Romênia Virgínia Pimentel Borba, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora substituta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2013). Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (2015).

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Moreira, C. A. L., & Borba, R. V. P. (2017). Modelo liberal periférico, acumulação rentista e especialização exportadora: considerações para o caso brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 167–180. https://doi.org/10.61673/ren.2016.415