DETERMINANTES DAS ESCOLHAS DE TRABALHO E ESTUDO NA POPULAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO

Autores

  • Diogo Brito Sobreira Universidade Federal de Viçosa
  • Gabriel Alves de Sampaio Morais
  • Andréa Ferreira da Silva
  • Lorena Vieira Costa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.429

Palavras-chave:

Trabalho Infantil. Frequência Escolar. Probit Bivariado.

Resumo

O trabalho infantil é um problema social com consequências que se manifestam no curto prazo, comprometendo a saúde e o desempenho escolar das crianças, assim como no longo prazo uma vez que relaciona-se a menores salários na vida adulta. Assim, esta pesquisa objetiva analisar como os fatores de background familiar influenciam a decisão das famílias no trabalho e frequência escolar das crianças no estado do Pernambuco, utilizando microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) para o ano de 2014. Adotou-se o método probit bivariado por considerar que a decisão de trabalhar e estudar são interdependentes. Os resultados apontam que a idade da criança impacta positivamente a decisão de trabalhar e negativamente a de estudar. Além disso, o background familiar, especificamente, o aumento dos anos de estudo da mãe e renda do chefe da família, reduzem as chances das crianças pertencerem ao grupo das que nem trabalham e nem estudam, que só trabalham ou que trabalham e estudam. Entretanto, aumentam as chances das crianças só estudarem. Nesse sentido, o artigo traz resultados importantes que podem auxiliar na formatação de políticas públicas para erradicar o trabalho infantil e combate à pobreza de longo prazo.

Biografia do Autor

Diogo Brito Sobreira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Sobreira, D. B., Morais, G. A. de S., Silva, A. F. da, & Costa, L. V. (2018). DETERMINANTES DAS ESCOLHAS DE TRABALHO E ESTUDO NA POPULAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 63–81. https://doi.org/10.61673/ren.2018.429

Edição

Seção

Artigos