DESENHO INSTITUCIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Aline Conceição Souza Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP
  • Angye Cássia Noia Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Lessi Inês Farias Pinheiro Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.444

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Descentralização da Gestão Pública. Sistema Estadual de Turismo, Bahia

Resumo

O presente estudo analisa a evolução das políticas públicas de turismo no estado da Bahia (Brasil), fazendo um paralelo com a evolução das políticas públicas nacionais. Para tanto, utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fonte de dados principalmente os planos para o desenvolvimento do turismo do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e a legislação pertinente. Observou-se que as políticas públicas nacionais para o turismo evoluíram ao longo do tempo, especialmente a partir do ano de 2003, em função da criação do Ministério do Turismo, o que garantiu a construção e execução continuada de políticas na área, além da garantia de investimentos em infraestrutura. Nesse sentido, os reflexos dos planos nacionais do turismo se expandem sobre a organização institucional do turismo na Bahia. A Bahia teve o seu marco na década de 1990, com o Programa de Desenvolvimento para o Turismo no Nordeste (Prodetur-NE), e amplia para a criação de instituições, após a criação do Ministério do Turismo, e constitui assim a sistematização de um Sistema Estadual de Turismo. 

Biografia do Autor

Aline Conceição Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP

Professora assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC/BA), doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP).  

Angye Cássia Noia, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), mestrado em Cultura e Turismo (UESC/BA), doutorado em Ciências Sociais – Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ-RJ).

Lessi Inês Farias Pinheiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora nível Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA). Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), mestrado em Economia Europeia e Políticas Comunitárias (Faculdade de Economia – Universidade de Coimbra, doutorado em Serviço Social (PUC/RS).

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Souza, A. C., Noia, A. C., & Pinheiro, L. I. F. (2018). DESENHO INSTITUCIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NO ESTADO DA BAHIA. Revista Econômica Do Nordeste, 48(4), 107–121. https://doi.org/10.61673/ren.2017.444

Edição

Seção

Artigos