Cadeia produtiva da banana: consumo, comercialização e produção no estado de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2008.452Palavras-chave:
Banana ‘Pacovan’, Consumidor, Varejista, Intermediação.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos da comercialização da banana na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco. Pesquisa as preferências do consumidor, tanto de supermercados como de feiras livres, n a hora de comprar banana, dos varejistas e atacadistas sobre os consumidores de banana. Foram obtidos dados sobre a comercialização da banana nos diversos canais de distribuição e o perfil tecnológico da produção, os canais de comercialização e o tipo de assistência técnica recebida. Foram elaborados os instrumentos de entrevistas para os consumidores; para os varejistas e atacadistas e para os agricultores. Os resultados gerais da pesquisa indicam que a preferência do consumidor é pelas bananas ‘Prata’ e ‘Pacovan’ (Tipo Prata), frutos grandes, sem manchas na casca, em fase de maturação e sem a utilização de aditivos químicos. Já na visão do vendedor, a questão mais importante para o consumidor foi o preço. A margem bruta da comercialização estava em torno de 40%. No caso do produtor, foram detectadas deficiências no manejo, na assistência técnica e no financiamento da produção, além de uma grande dependência dos intermediários que adquirem a banana diretamente na propriedade rural.Downloads
Publicado
2017-03-28
Como Citar
Bezerra Barros, M. A., Bezerra Lopes, G. M., & Wanderley, M. de B. (2017). Cadeia produtiva da banana: consumo, comercialização e produção no estado de Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 84–104. https://doi.org/10.61673/ren.2008.452
Edição
Seção
Artigos