Contrato de comercialização com Moral Hazard entre produtores paraibanos de abacaxi e a bolsa do comércio de Pernambuco

Autores

  • Shirley Pereira de Mesquita Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.453

Palavras-chave:

Teoria dos jogos, Contratos, Pequeno produtor, Intermediação, Abacaxi.

Resumo

Este trabalho formula uma proposta de modelagem, usando a teoria dos jogos, mais especificamente a abordagem principal-agente, para os contratos entre produtores de abacaxi da Paraíba e a Bolsa do Comércio de Pernambuco. Nesta aplicação, entre os resultados, destaca-se: a escolha de um contrato com um intermediário legalizado como a Bolsa representa maiores lucros e menores riscos para os produtores paraibanos, contudo um custo maior dado às exigências sobre o produto; o contrato proposto pela Bolsa incentiva a aplicação de alto esforço; as vantagens do comércio com o intermediário local estão além do hábito e da relação de confiança, o pagamento à vista e a despreocupação e custos com o transporte do produto. Possíveis extensões da modelagem proposta podem compreender a inclusão de barganha no modelo principal-agente e ainda o aspecto temporal que caracteriza a formulação desses contratos, passando de um jogo estático para um dinâmico.

Biografia do Autor

Shirley Pereira de Mesquita, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba, tendo feito Estágio Doutoral na University of Tennessee - Knoxville, em 2014. . Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Economia do desenvolvimento, atualmente trabalhando nos temas: trabalho infantil, microdados e regressão quantílica.

Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Engenharia Civil (1998), mestrado em Engenharia de Produção (2001) e doutorado em Economia (2004), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo feito Estágio Doutoral na Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne), de 2002 à 2003. Realizou pós-doutorado na University of Illinois, de 2009 à 2010. Foi professor Ajunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 2006 à 2008. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais do CNPq/UFRN. Tem publicado e orientado doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica em métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas, eficiência, e teoria dos jogos/ teoria dos contratos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

de Mesquita, S. P., & Bezerra Sampaio, L. M. (2017). Contrato de comercialização com Moral Hazard entre produtores paraibanos de abacaxi e a bolsa do comércio de Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 105–118. https://doi.org/10.61673/ren.2008.453

Edição

Seção

Artigos