Emprego e tecnologia na indústria de transformação brasileira, paulista e nordestina na fase de consolidação produtiva

Autores

  • Fernando Motta Correia Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Walter Tadahiro Shima Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Huáscar Fialho Pessali Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.454

Palavras-chave:

Emprego, Indústria de transformação, Tecnologia.

Resumo

Trata de algumas questões relacionadas ao emprego na indústria de transformação brasileira, nordestina e paulista no período 1959-1980. Seu objetivo é identificar as principais características no que tange à evolução do emprego nos três conjuntos econômicos espacialmente delimitados, de forma comparativa. Avalia se as escolhas das tecnologias consideradas intensivas em capital limitaram, no período em questão, a capacidade de geração de emprego na indústria de transformação. Adota um modelo de decomposição para analisar a capacidade de geração de emprego na indústria de transformação. É possível constatar que a variável emprego é influenciada por três componentes: (a) expansivo, referente à expansão da indústria de transformação como um todo; (b) estrutural, a partir do qual é medida a sensibilidade do nível de emprego a mudanças na composição do valor da transformação industrial (VTI) total; e (c) tecnológico, o qual mostra a parte da variação explicada por mudanças na incorporação tecnológica (ou no formato do progresso técnico). Os principais resultados apontam para uma amplitude na desigualdade na trajetória do emprego entre os três conjuntos econômicos espacialmente delimitados.

Biografia do Autor

Fernando Motta Correia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR. Mestre em Economia pela UFSC e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPB. Atualmente é professor do Departamento de Economia da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico na mesma instituição onde concentra suas pesquisas na área de Macroeconomia e Economia do Setor Público.

Walter Tadahiro Shima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Pós-doutorado na London School of Economics and Political Science (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná e atua na graduação em Economia e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: competição, inovação, regulação da banda larga (tecnologia da informação) e relação universidade-empresa.

Huáscar Fialho Pessali, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Associado no Departamento de Economia e nos Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Ciência Política da UFPR. Doutor em Economia pela University of Hertfordshire (2003). Tem experiência na área de Economia e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia institucional, desenho institucional em políticas públicas, comportamento e instituições, instituições participativas, custos de transação.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Correia, F. M., Shima, W. T., & Pessali, H. F. (2017). Emprego e tecnologia na indústria de transformação brasileira, paulista e nordestina na fase de consolidação produtiva. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 119–131. https://doi.org/10.61673/ren.2008.454

Edição

Seção

Artigos